Assembleia desta terça-feira (2) votará deflagração da greve docente na Ufes

A Adufes convoca todos/as os/as docentes da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) para a assembleia geral da categoria, que acontece às 15h30 desta terça-feira, 2 de junho, no campus de Goiabeiras – Vitória. Em pauta, a adesão dos/as professores/as da Ufes à greve nacional dos docentes das Instituições Federais de Ensino Superior do Andes-SN (Ifes).

O indicativo de greve sem data da categoria já foi aprovado na última Assembleia Geral da Adufes (14/05). O Setor das Ifes também aprovou deflagração de greve a partir de 28 de maio (amanhã), durante a reunião realizada no dia 16, em Brasília, com base nas deliberações das assembleias gerais realizadas por todo o país nas seções sindicais do Andes-SN (Sindicato Nacional). A deflagração da greve do setor das Ifes foi aprovada por ampla maioria das 43 seções sindicais do Andes-SN.

“Chamamos todos os/as professores/as da Ufes a participarem da assembleia que será realizada para tratar da deflagração da greve. O governo se recusa a assumir um acordo feito com a categoria em 2014 sobre a reestruturação da carreira. A hora é agora, as universidades e demais instituições federais de ensino estão funcionando em condições precárias, enquanto o governo anuncia mais uma vez, que vai promover cortes”, convida o presidente da Adufes, Edson Cardoso.

Último recurso. A greve foi o último recurso encontrado pelos/as docentes para pressionar o governo federal a ampliar os investimentos para a educação pública, e dar respostas ao total descaso do Executivo frente à profunda precarização das condições de trabalho e ensino nas Instituições Públicas Federais.

Sem resposta. Neste mês, após a divulgação da decisão do Andes-SN pela deflagração da greve, a Sesu/MEC convidou o sindicato nacional para uma reunião de emergência.  O MEC afirmou que o acordo firmado em 23 de abril de 2014 sobre os conceitos da carreira não é válido. “É um completo desrespeito com as negociações que se iniciaram em 2010. Desta forma, o Governo não deixa outra possibilidade para a categoria que não seja a radicalização do movimento pela dignidade dos/as docentes e a defesa da educação pública”, defende o vice-presidente da Adufes, Rafael Vieira Teixeira.

O diretor ainda destaca que os/as professores/as reivindicam a retomada do processo de negociação a partir do acordo assinado já assinado com o Sesu/MEC. “São pontos conceituais, a serem definidos no texto da lei, para a reestruturação da carreira docente”, defendeu.

Pauta dos/as docentes do setor das Federais. A partir dos cinco eixos aprovados no 34º Congresso do Andes-SN os principias pontos de pauta são: defesa do caráter público da universidade; condições de trabalho; garantia da autonomia; reestruturação da carreira e valorização salarial de ativos e aposentados.

A Adufes conta com a presença de toda da categoria para decidir adesão dos/as professores/as da Ufes à greve nacional dos/as docentes.

Em defesa do caráter público da educação e dos nossos direitos.

Leia o InformANDES Greve dos docentes federais a partir do dia 28 de maio

 

entsByTagName(s)[0];  if (d.getElementById(id)) return;  js = d.createElement(s); js.id = id;  js.src = “//connect.facebook.net/pt_BR/sdk.js#xfbml=1&version=v2.3″;  fjs.parentNode.insertBefore(js, fjs);}(document, ‘script’, ‘facebook-jssdk’));</script><div class=”fb-video” data-allowfullscreen=”true” data-href=”/ADUFES.secao.sindical/videos/vb.221978324526937/915867231804706/?type=1″><div class=”fb-xfbml-parse-ignore”><blockquote cite=”/ADUFES.secao.sindical/videos/915867231804706/”><a href=”/ADUFES.secao.sindical/videos/915867231804706/”></a><p>MOBILIZAÇÃO DOCENTE 2015A Adufes convoca todos/as os/as docentes da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) para a assembleia geral da categoria, que acontece às 15h30 desta terça-feira, 2 de junho, no campus de Goiabeiras – Vitória; e para o Dia Nacional de

 

Serviços

Assembleia Geral Extraordinária

Data: 2 de junho (terça-feira)

Horário: 15h30

Local: sede da Adufes – campus de Goiabeiras, Vitória

Pauta:

1. Informes gerais;

2. Greve nacional dos/as docentes

 

Fonte: Adufes