29 de maio: Dia Nacional de Luta com Paralisação rumo à Greve Geral

Atenção professores/as, estudantes, técnico-administrativos da Ufes e toda sociedade capixaba! Dia 29 de maio, sexta-feira, é Dia Nacional de Luta com paralisação nos locais de trabalho!

A Adufes chama a comunidade acadêmica e toda a sociedade para paralisar as atividades no dia 29 e reforçar a luta contra a PL 4330 e MPs 664 e 665, que precarizam as condições de trabalho e retiram vários direitos dos/as trabalhadores/as. Na Ufes, no campus de Goiabeiras, a concentração será às 6 horas, em frente ao Teatro Universitário. Na ocasião, ocorrerá uma panfletagem que será seguida de um café da manhã.

O conjunto de ataques ao trabalhador/a resulta num corte de 70 bilhões de reais no orçamento. As MP’s 664 e 665 restringem o acesso dos trabalhadores ao abono do PIS, ao seguro-desemprego, a pensão por morte e ao auxílio defeso dos pescadores. É nessa mesma toada que se desenrola a aprovação do PL 4330, o das terceirizações, somado a milhares de demissões já impostas nos diversos ramos de nossa economia, em especial na indústria.

Educação. O governo se recusa a assumir um acordo feito com a categoria em 2014. As universidades e demais instituições federais de ensino estão funcionando em condições precárias, o bloqueio de verbas está inviabilizando atividades de ensino, pesquisa e extensão nas universidades e, inclusive, na Ufes.

Outro fator preocupante para para educação é a possibilidade de contratação via Organizações Sociais (OS) no serviço público e, em particular, na Educação e C&T, anunciada pelo presidente do Capes em 2014, se soma à afirmação da constitucionalidade das OS a partir do julgamento da ADIN 1923 no STF. Com isso, OS poderão ser instituídas para gerenciar setores das universidades, com sérios prejuízos aos trabalhadores. A fragmentação dos processos de contratação via OS implicará no fim progressivo do concurso público e do Regime Jurídico Único (RJU), colocando as carreiras do serviço público, incluindo a carreira docente, em regime de extinção.  Motivos não faltam para lutar. A hora é agora!

Paralisação Nacional. Falta de negociação e de propostas, corrupção, Projeto de Lei da Terceirização, Medidas Provisórias 664 e 665, ajuste fiscal com aumentos de impostos e de tarifas e retirada de direitos. Todas essas ações do governo contra os trabalhadores motivaram várias centrais sindicais, entre elas a CSP-Conlutas, sindicatos e outras entidades a convocarem o Dia Nacional de Paralisação. Haverá paralisações e atividades em diversas partes do Brasil!

Fonte: Adufes