Docentes rejeitam reajuste de 37,25%, mas decidem priorizar negociação do índice com a Unimed

Contudo, categoria não descarta possibilidade de ação judicial, caso operadora se recuse a negociar conforme acordado em 2014.

Os/as professores/as usuários do plano de saúde Unimed rejeitaram em assembleia nessa quinta-feira, 11/06, a proposta de 37,25% de reajuste dos planos Uniplan/Vitoriamed, cuja data base dos contratos é julho. Em reunião com a administradora do plano de saúde, no final do mês passado, a diretoria do sindicato chegou a assinalar verbalmente com representantes da empresa que o percentual solicitado fosse reduzido para 20%. 

A Unimed, no entanto, garantiu que o percentual proposto pela Diretoria não seria aceito. A argumentação utilizada pela operadora é o desequilíbrio financeiro que, segundo ela, é de mais de 100% nos contratos assinados com a Adufes.

Prioridade na manutenção dos planos e negociação.  Os/as docentes participantes da assembleia votaram favoráveis a que a diretoria da Adufes insista num percentual que corresponda ao contexto de crise e arrocho salarial, vivido por trabalhadores de todo o país. Além disso, os/as professores/as lembraram que a Unimed se comprometeu a considerar a liberação do depósito judicial para realizar os cálculos referentes ao desequilíbrio financeiro deste ano. Na avaliação de todos/as, isso ainda não ocorreu por parte da operadora que deve negociar com a categoria.

“O índice de 37,25% é inaceitável, pois sequer considera os termos do acordo que fizemos, mas esperamos que numa próxima rodada de negociação os representantes da Unimed avaliem um percentual suficientemente inferior a este e compatível com a capacidade de pagamento dos docentes, que são assalariados” afirmou o presidente da Adufes Edson Cardoso. Outra reunião de negociação ocorre nesta sexta-feira, 12 de junho, com a Unimed.

Judicialização. Os/as docentes presentes decidiram que não é oportuno acionar o Judiciário por enquanto. Apesar de alguns defenderem esta proposta, a maioria preferiu aguardar os desdobramentos de uma nova negociação para avaliarem a disposição da operadora em negociar efetivamente. “O plano que temos hoje é o mais interessante para nossos associados, se comparado ao que está sendo oferecido no mercado. Portanto, devemos lutar por sua manutenção nas melhores condições possíveis e, se for incontornável, não está descartado ingressar com outro processo judicial para resguardar o direito dos docentes”, argumentou a secretária geral da Adufes, Cenira Andrade de Oliveira.

Alternativas. A secretaria da Adufes tem feito levantamentos a pedido da Diretoria para análise de viabilidade de migração para outro convênio que seja mais vantajoso, porém ainda não encontrou uma alternativa que supere as vantagens que os atuais planos da Unimed oferecem aos associados. “A principal razão para isso é o fato de a crescente mercantilização da saúde só beneficiar as empresas que visam lucrar com a necessidade de cuidados com saúde por parte das pessoas comuns. É como você escolher entre o que te explora e o que te explora mais ainda, mas continuamos empenhados em encontrar algum plano que minimamente nos explore menos”, disse Rafael Vieira Teixeira, vice-presidente da Adufes.

Veja aqui as fotos da Assembleia Geral da Adufes

Fonte: Adufes