Assembleia geral debate greve dos/as docentes na Ufes

O discurso da “Pátria Educadora” mostra sua face na medida em que reduz os recursos para a educação, privilegiando investimentos no ensino privado.

A Adufes convoca todos/as os/as docentes da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) para a assembleia geral da categoria, que acontece às 15 horas, no dia 7 de julho (terça-feira), no Auditório do Centro de Ciências Exatas (CCE) – campus de Goiabeiras/Vitória. A pauta abordará a adesão dos/as professores/as da Ufes à greve nacional dos docentes das Instituições Federais de Ensino Superior do Andes-SN (IFEs), que teve início em 28/05.

Um dos princípios básicos do Andes-Sindicato Nacional é a defesa da universidade pública, gratuita e de qualidade, e esse princípio está cada vez mais difícil de sustentar por causa do corte orçamentário do governo. Esses e outros pontos foram discutidos pelos Diretores do Andes-SN e representantes do Comando Nacional de Greve dos docentes federais, que foram recebidos no dia 23/06 pela Secretaria de Educação Superior do Ministério da Educação (Sesu/MEC) para a primeira reunião com representantes do governo, desde o início da greve (28/05).

Contrariando a expectativa do movimento paredista, a Sesu/MEC, não sinalizaram nenhuma abertura efetiva de negociação frente à pauta apresentada pelos/as docentes. Veja aqui a resposta do SESU/MEC ao Andes-SN.

Para o presidente da Adufes, Edson Cardoso, o fortalecimento da greve dos docentes das Instituições Federais de Ensino (IFE) com a adesão das seções sindicais da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), consiste em uma resposta política à indignação que tomou conta da categoria. “Depois de várias tentativas infrutíferas de negociação com o governo, inclusive do dia 23/06, chegou, portanto, a hora de fortalecer o movimento”, disse Edson.

Pauta. Além da defesa da universidade pública, gratuita e de qualidade, constam como pontos principais da pauta da categoria a garantia de autonomia das Instituições Federais de Ensino (IFE), a reestruturação da carreira e a valorização salarial de ativos e aposentados.

Grado da greve. O movimento paredista já conta com a adesão de 35 seções sindicais do Andes-SN, atingindo assim todas as regiões do país.  

Greve dos técnico-administrativos das Federais. A greve dos/as técnicos/as já chega há mais de 50 instituições, demostrando o alto grau de insatisfação da categoria que pede, entre outros pontos, 27 de reajuste no salário e flexibilização na cargo horária de trabalho. Na Ufes, o Sintufes também denuncia o processo de privatização do Hospital Universitário/Hucam, através da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh).

Plenária irá eleger o delegado e observador para o 60º Conad

Ainda na assembleia do dia 07/07, os/as associados/as escolherão o/a delegado/a e observador/a que irão participar do 60º Conad do Andes-SN. A atividade neste ano será realizada em Vitória, entre os dias 13 e 15 de agosto. O tema do Conad é Atualização da luta em defesa dos direitos dos trabalhadores, da liberdade de organização sindical dos docentes para enfrentar a mercantilização da educação

Fonte: Adufes