NOTA SOBRE A ASSEMBLEIA GERAL DOS/DAS DOCENTES DA UFES REALIZADA NO DIA 02/06/2015

A diretoria da Adufes, reunida em 08/06/2015 para avaliação da Assembleia Geral (AG) dos/das docentes da UFES ocorrida no dia 02/06/2015, resolveu esclarecer à sua base, o corpo docente, e à comunidade universitária:

1)     O número de presentes na assembleia superou nossas estimativas de público. Embora a Diretoria e o Conselho de Representantes tenham feito um efetivo trabalho de mobilização do corpo docente para uma ampla participação na AG, tendo em vista a importância de a categoria decidir sobre a Greve Nacional dos/das Docentes das IFES, a presença massiva de docentes e discentes ultrapassou largamente nossa capacidade de mobilização. Tal fato nos faz crer que outros segmentos da comunidade acadêmica também mobilizaram fortemente os pares para o comparecimento e deliberação. Importa-nos especialmente reconhecer que, de fato, a ampla participação resultou na insuficiência do espaço e da infraestrutura da sede de nossa seção sindical. É de se ponderar, por outro lado, que a média de participantes nas AG’s da Adufes tem sido inferior a 50, o que tornou imprevisível o quórum de mais de 300 docentes como ocorreu na AG em questão.

2)     Isso posto, a Diretoria unanimemente deliberou por reservar espaço com maior capacidade (no mínimo 300 lugares) para todas as assembleias gerais que venham a debater e deliberar o ponto de pauta Greve Nacional dos/das Docentes, o que significa um espaço físico alternativo à sede de nossa seção sindical. No mesmo sentido, entende por bem iniciar, nesses casos, a prática do credenciamento prévio dos/das docentes que estiverem aptos a votarem nas AG’s, mesmo quando não associados, já que a deliberação sobre a greve diz respeito à categoria. Assim, torna-se presumível que será necessária apresentação de documento comprobatório para participação com direito a voto nesses momentos de deliberação.

3)      Cumpre reafirmar que a Diretoria da Adufes se comprometeu e compromete em mobilizar o segmento que representa na comunidade universitária, qual seja, o corpo docente. Para tanto, tem como instrumentos legítimos de mobilização as reuniões do Conselho de Representantes e seus respectivos encaminhamentos, assim como as reuniões setoriais por local de trabalho e os veículos de comunicação à disposição do Sindicato. Este continua sendo o nosso compromisso para uma Adufes forte pela base.

4)     Reafirmamos também o compromisso com os princípios democráticos e com a horizontalidade nas relações com os demais segmentos da comunidade acadêmica. Todos os segmentos, nas suas mais diversas formas de organização e representação, são bem-vindos às instâncias de debate e deliberação da categoria docente, desde que na condição de ouvintes. O respeito que guardamos às opiniões e decisões pertinentes aos demais segmentos, reivindicamos de maneira inalienável para os/as docentes em suas deliberações. É por esta razão que decidimos por procurar métodos que nos garantam maior autonomia nos processos de tomada de decisão da categoria durante as AG’s.

5)     Por fim, compreendemos que, como em toda a sociedade, nenhum segmento da comunidade acadêmica é homogêneo em suas posições políticas, havendo inevitavelmente dissuasão nos processos de tomadas de decisão. Assim, entendemos que não compete à Diretoria da Adufes a vigilância e a fiscalização ideológicas, assim como não caberia a quem quer que fosse. Temos sim, o compromisso, e o manifestamos publicamente na presente nota, com a recusa de toda forma de intimidação, injúria, desrespeito e agressão que porventura possam ter ocorrido na Assembleia Geral do dia 02/06/2015. Nesse e em quaisquer espaços de decisão sobre a coisa pública seguiremos categoricamente na defesa intransigente da livre orientação e manifestação e da anuência com as deliberações por maioria.

Diretoria da Associação dos Docentes da Universidade Federal do Espírito Santo/Adufes

Vitória, 08 de junho de 2015.