Assembleia docente discute greve na Ufes

A plenária será no AUDITÓRIO DO CCE (Centro de Ciências Exatas), às 15 horas, no campus de Goiabeiras. A pauta abordará a adesão dos/as professores/as da Ufes à greve nacional dos docentes das Instituições Federais de Ensino Superior do Andes-SN (IFEs).

 A luta dos professores federais ganha força em todo o país. A cada dia seções sindicais do Sindicato Nacional aderem à greve e votam pelo seu fortalecimento. Já são até agora 38 seções sindicais paradas, incluindo as federais do Rio de Janeiro (UFRJ) e de Santa Catarina (UFSC). 

A nossa prioridade nem é salário e carreira. A categoria não aceita que o ensino público viva dias de amargura. Estamos lutando, sim, contra o corte do governo na Educação, evitando o sucateamento maior do ensino.

Hoje, as universidades federais estão imersas em dívidas chegando ao ponto de suspender aulas, cancelar contratações, comprometendo as pesquisas e uma geração de futuros profissionais. Por essas e outras questões é que professores e servidores estão há mais de um mês de greve.

 Governo oferece reajuste abaixo da inflação. Depois de muita enrolação, o governo recebeu, em 25/06, os representantes do Fórum dos Servidores Públicos para discutir a pauta de reivindicações. A proposta é desrespeitosa e ofensiva: 21,3% de reajuste escalonado até 2019 – e não quis tratar das demais reivindicações. O índice nem de longe é reajuste e nem repõe perdas salariais. A inflação deste ano já é de 9%. Com a proposta, começaremos 2016 com salários defasados em 5%.

A hora é agora! Pela defesa do caráter público da universidade; por condições de trabalho; pela garantia de autonomia universitária; pela reestruturação da carreira e valorização salarial de ativos/as e aposentados/as.

 PROFESSOR E PROFESSORA LUTANDO TAMBÉM ESTÃO ENSINANDO!
 Assembleia terça-feira, 07/07, às 15 horas, no AUDITÓRIO DO CCE (Centro de Ciências Exatas), campus de Goiabeiras.

Pauta:
Informes 
Eleição de delegado/a e observador/a 60º Conad
Greve Nacional dos docentes

Fonte: Adufes