Espaço de Unidade de Ação articula construção de lutas no segundo semestre

Mais de 250 pessoas de diversos estados, 65 organizações sindicais, populares, estudantis, políticas e partidárias, participaram na última quinta-feira (30), da plenária sindical e popular do Espaço de Unidade de Ação, realizada em São Paulo (SP). A criação de uma Campanha Nacional contra o Programa de Proteção ao Emprego (PPE) e contra as medidas de ajuste fiscal, adotadas pelo governo federal, e também em apoio e solidariedade aos trabalhadores em greve, foi umas das principais atividades encaminhadas no encontro.

Segundo Amauri Fragoso de Medeiros, 1° tesoureiro do ANDES-SN, na reunião foram definidas estratégias e ações diante da crise política e econômica que recai sobre os trabalhadores, como o ajuste fiscal, além da recente aprovação da Medida Provisória 680/15, que cria o PPE, programa que permite aos empresários a redução do salário em até 30%, com redução proporcional da jornada de trabalho. As medidas, que atacam os direitos dos trabalhadores, foram duramente criticadas pelas entidades presentes no encontro. 
 
“Com o aprofundamento da crise econômica, e com a perspectiva do avanço do ajuste fiscal e da retirada de direitos de trabalhadores, a CSP-Conlutas, junto as demais entidades, convocou essa reunião do Espaço de Unidade de Ação, que representa as forças de sindicatos classistas e combativos, para discutir temas que são importantíssimos para a classe trabalhadora, como as medidas de ajuste fiscal, que estão retirando os direitos dos trabalhadores e reduzindo a capacidade das famílias brasileiras de terem uma vida digna, inclusive, na compra da sua alimentação”, disse Madeiros, que relembrou a aprovação das Medidas Provisórias 664 e 665/14, e o projeto da terceirização, Projeto de Lei da Câmara (PLC) 30/2015, que ainda tramita no Congresso Nacional.
 
Para o diretor do ANDES-SN, os trabalhadores não são os responsáveis pela crise e, portanto, não devem pagar por ela, enquanto os banqueiros seguem com lucros exorbitantes, devido ao pagamento dos juros da dívida pública brasileira. “Um outro ponto abordado na reunião foi o de denunciar a questão do pagamento dos juros da dívida pública, que é um ralo sem fundo e que está retirando dinheiro do nosso país, e que poderia esta sendo investido em benefício de todos os trabalhadores e da população como um todo”, ressalta.
 
 

Avançar . Ainda na reunião foi discutida a necessidade de avançar na construção de uma alternativa de luta com base nas mobilizações sociais e derrotar as tais medidas. “Uma das resoluções da reunião foi pela realização de plenárias sindicais e populares em todos os estados [no mês de agosto] para fomentar a luta e avançar na construção de uma alternativa que represente verdadeiramente os interesses de toda a classe trabalhadora”, disse Sebastião Pereira, o “Cacau”, da Secretaria Executiva Nacional (SEN) da CSP-Conlutas. Após a realização das plenárias nos estados, foi indicado para o mês de setembro uma ação nacional unificada com todos os setores. De acordo com 1° tesoureiro do Sindicato Nacional, é preciso avançar na construção de um campo de luta no mês de setembro, com várias categorias que entrarão em Campanha Salarial, como os petroleiros e bancários, os trabalhadores dos Correios, junto com os servidores públicos federais (SPF), que já estão em greve, na tentativa de apresentar um programa que represente a reposta dos trabalhadores aos ataques postos a eles. “Tivemos como ponto central essa discussão, onde pretendemos fazer uma denúncia a população brasileira para que ela reflita sobre todos essas propostas de governo que estão sendo colocados. Temos que construir um novo campo na tentativa de reagir à retirada de direitos e a esses ataques que estão sendo colocados pela classe dominante”, disse. Lutas Diversas lutas que estão ocorrendo atualmente no país foram debatidas no encontro, como as greves dos servidores públicos federais (SPF), a mobilização dos trabalhadores do Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro (Comperj) e dos movimentos populares de São Paulo que estão lutando por moradia. Os presentes ressaltaram a necessidade dos trabalhadores intensificarem a luta nas ruas em defesa dos seus direitos. O Espaço de Unidade de Ação é composto por diversas entidades de movimentos sindicais, sociais e populares, entre elas o ANDES-SN e a CSP-Conlutas. 

Calendário. 6 de agosto – Marcha dos Servidores Públicos Federais (SPF) em Brasília (DF), e manifestação dos trabalhadores do Comperj que se dirigirão em caravana a São Paulo.

11 de agosto – Dia de mobilizações, fortalecendo os atos programados pelo funcionalismo federal nos estados, convocados pelo ANDES-SN e Fasubra, e o Dia Nacional de Luta que diversas organizações e coletivos da juventude, dentre eles a Anel e os coletivos da esquerda da UNE estarão realizando contra a redução da maioridade penal e contra os cortes das verbas da educação. O Sindicato dos Metroviários de São Paulo realiza uma plenária contra as privatizações.
19 de agosto – Manifestações de solidariedade ao povo grego e contra as políticas de austeridade. A Chanceler alemã Angela Merkel estará em visita ao Brasil. Organizar atos e manifestações nas embaixadas e consulados da Alemanha. 


7 de setembro – Manifestações do Grito dos Excluídos, sob o lema “Que país é este?”

*Com infomações e imagens da CSP-Conlutas

Saiba Mais

Entidades convocam Reunião do Espaço de Unidade de Ação para 30 de julho

Fonte: ANDES-SN