Palestra abordará a mercantilização da educação superior no Brasil

A atividade será gravada e disponibilizada no site e nas redes sociais da Adufes.

Os “aspectos da política de expansão da educação superior no Brasil” é tema da palestra que será apresentada pelo professor Valdemar Sguissardi, nesta segunda-feira, dia 10 de agosto. A apresentação, aberta ao público, será às 8h30, no auditório do IC 4 – Centro de Educação, campus de Goiabeiras/Ufes – Vitória. A atividade é uma realização da Adufes.

A palestra é fruto da pesquisa “Educação superior no Brasil – refém do mercado? Aspectos de um estudo diagnóstico da política de expansão da educação superior no Brasil ou quando a face privado-mercantil se sobrepõe à face pública do Estado”.  No trabalho, o professor Valdemar apresenta um diagnóstico da política de expansão da (e acesso à) educação superior no Brasil de 2002 a 2012.

O material analisa também as práticas mercadológicas sob os marcos legais vigentes incluindo, entre outros aspectos, fusões, aquisições, reestruturações –, além de sugestão de medidas e ações no âmbito do Estado para superação dos problemas identificados neste estudo.

Fins lucrativos. Valdemar Sguissardi mostrará dados referentes ao crescimento de instituições de ensino superior particulares no Brasil. Segundo ele, grande parte das universidades tem  trabalhado unicamente para fins lucrativos e não de ensino.

“A educação superior no Brasil ainda é muito deficitária, tanto em quantidade quanto em qualidade. A mercantilização está sobrepondo à universidade pública. De cada 100 instituições de ensino superior, cerca de 80% são privadas mercantis, de fins lucrativos’’, disse. Por isso, de acordo com o professor, o estudo sobre a mercantilização da educação superior no Brasil, é de fundamental importância para evitar que a educação se torne refém do mercado.

Fonte: Adufes