A capital capixaba recebe, de amanhã a domingo, o 60º Conad na Ufes

As plenárias serão no auditório Manoel Vereza, no Centro de Ciências Jurídicas e Econômicas (CCJE), campus de Goiabeiras/Ufes – Vitória. As reuniões dos grupos mistos também serão nas dependências do CCJE.  A expectativa é que participem do evento mais de 200 docentes, entre delegados/as e observadores/as, das Seções Sindicais do ANDES-SN. O evento é sediado pela Associação dos Docentes da Universidade Federal do Espírito Santo – Adufes Seção Sindical.

O tema desta edição é “Atualização da luta em defesa dos direitos dos trabalhadores e da liberdade da organização sindical dos docentes para enfrentar a mercantilização da educação”. A tarefa dos/as participantes é discutir a conjuntura e atualizar os planos de lutas gerais e específicos do Andes-SN frente a diversos desafios políticos e organizativos, aprovados no 34º Congresso da entidade, instância máxima de deliberação do sindicato, realizado em Brasília (DF), em fevereiro deste ano.

Para o presidente da Adufes, Edson Cardoso, a expectativa é que o Conad possa fortalecer a luta da categoria contra os ataques dos direitos dos/as trabalhadores/as aprofundados pelas medidas fiscais do governo. “O Conselho do Andes-SN acontece em um momento de intensa mobilização contra os cortes de verbas nas áreas sociais e, inclusive na educação, que comprometem o funcionamento das universidades federais. Essa conjuntura será avaliada e debatida sobre a forma que o sindicato se organizará para trabalhar no próximo período”, afirma Edson.

O Conad também possui a função de Conselho Fiscal do sindicato, momento em que são examinados e aprovados relatórios financeiros, prestações de contas e previsões orçamentárias.

Abertura. A plenária de abertura será às 10 horas e contará com a presença de representantes sindicais e de movimentos sociais e populares, além de docentes filiados/as.  A partir de então, o Conad se dividirá em plenárias e reuniões em grupos mistos.

Temário. Os temas que serão discutidos são: Tema I – Movimento Docente e Conjuntura: avaliação da atuação do Andes-SN frente às ações estabelecidas no 34° Congresso; tema II – Avaliação e atualização do Plano de Lutas: educação, direitos e organização dos trabalhadores; tema III – Avaliação e atualização do plano de lutas: setores e tema IV – Questões organizativas e financeiras.

Vitória já recebeu o 4º Congresso do Sindicato Nacional, realizado em 1985, e sediou dois Conads, o 6º em 1982 e o 46º em 2003.

Fonte: Adufes