Servidores estaduais param amanhã, quinta-feira

O Espírito Santo vai parar! Essa é a promessa dos/as servidores públicos estaduais diante da negativa do governo em negociar

Os/as servidores dos poderes Legislativo, Executivo e do Judiciário prometem ir às ruas de Vitória nesta quinta-feira (13), para protestar contra a demora do governo em atender suas reivindicações.  A previsão é que a partir da zero hora s os principais serviços de atendimento à população estarão paralisados, funcionando apenas serviços de urgência e emergência.

O Fórum das Entidades dos Servidores Públicos Estaduais (Fespes), que agrega mais de 20 sindicatos e associações, realiza hoje várias atividades nos locais de trabalho dos servidores, como café da manhã, panfletagem e atos públicos.

Pauta. A paralisação é em razão da omissão do Governo do Estado e demais Poderes quanto ao pagamento da revisão geral anual (com base na inflação do período), definição de uma data-base para reajuste anual, regularização da concessão do auxílio-alimentação para as categorias que não recebem tal benefício e a criação de uma mesa permanente de negociação. Além disso, os/as servidores/as denunciam a precarização das condições de trabalho.

De acordo com o diretor do Sindipúblicos, Haylson de Oliveira, esse dia de mobilização é também um ato de repúdio ao sucateamento dos serviços públicos prestados à sociedade.  “Denunciamos o desmantelamento do sistema de saúde, a falta de verbas mínimas para a segurança pública, a educação que está sem investimentos, apenas programas que beneficiam alguns empresários, como é o caso do Escola Viva, está recebendo verbas do Governo”, diz Haylson.

Greve. Segundo a Lei de Greve Estadual, o governo tem 30 dias para abrir canais de negociação com os/as trabalhadores/as. Ao final deste prazo (que se encerra no dia 23/08), caso a Administração Hartung não dê respostas às reivindicações, os servidores deliberarão sobre a greve gera a partir de 24 de agosto.

Fonte: Adufes