60° Conad reafirma papel do ANDES-SN no fortalecimento da unidade na luta dos trabalhadores

Nem dia 16 nem dia 20, o lugar do ANDES-SN é na defesa da autonomia e fortalecimento da classe trabalhadora.  Essa análise foi reafirmada em quase todas as falas durante a Plenária do Tema 1 “Movimento Docente e Conjuntura: avaliação da atuação do ANDES-SN frente às ações estabelecidas no 34º Congresso”, que atualizou a análise de conjuntura do Sindicato Nacional. O debate ocorreu na tarde desta quinta-feira (13), primeiro dia do 60º Conad. Foram apresentados cinco textos de apoio para a discussão.

Diversas intervenções reafirmaram que o Sindicato Nacional vem acertando no fortalecimento da mobilização e em sua atuação nos diversos espaços aglutinadores da luta dos quais participa como o Espaço de Unidade de Ação, a CSP-Conlutas e o Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Públicos Federais. Destacaram ainda relevância da atuação do Sindicato Nacional nos últimos meses no processo de reorganização e autonomia da luta da classe trabalhadora, conforme avaliou e encaminhou o 34º Congresso do ANDES-SN, realizado em fevereiro.

O fortalecimento dos atos nos estados chamados pelo Fórum dos SPF para terça-feira (18), no âmbito do funcionalismo federal, e a necessidade de emprenho na organização dos encontros preparatórios ao II Encontro Nacional de Educação, ainda em 2015, e a realização do II ENE em 2016, como forma de denunciar amplamente à sociedade o desmonta de educação pública, também foram apontados como estratégias de ação da entidade para o próximo período.

Segundo Olgaíses Maués, diretora do ANDES-SN que presidiu a mesa da plenária do Tema I, a intensificação dos ataques aos direitos dos trabalhadores nos últimos meses faz necessária a atualização da análise de conjuntura aprovada no 34º Congresso do ANDES-SN.

“A conjuntura já se mostra muito diferente do momento em que tivemos o Congresso no início do ano. Então, mais do que nunca, há a necessidade de uma atualização. A gente nota que um dos pontos colocados foi exatamente a questão das manifestações que vão ocorrer agora esse mês. E que essas duas manifestações – 16 e 20 – trazem um pouco de como a sociedade brasileira está se colocando, sem o aprofundamento da questão. Não há uma análise política da situação. Acho que essa análise política foi trazida aqui nas falas e ela vai com certeza nortear os debates que vão acontecer nos próximos três dias”, comentou, em referência aos grupos de trabalho e plenárias de atualização dos planos de lutas que ocorrerão nesta sexta e sábado.

Para Olgaíses, a plenária foi muito importante porque evidenciou a posição do ANDES-SN, através do texto apresentado pela diretoria e das falas de vários sindicalizados, no sentido de que a solução não é mobilização conservadora nem o apoio ao governo, “mas que a solução é outra, é no sentido de lutar pelos direitos dos trabalhadores”, completou. O 60° Conad acontece de 13 a 16 agosto, na Universidade Federal do Espírito Santo, em Vitória.

Fonte: ANDES-sn