Começa 60° Conad na capital Vitória (ES)

Representantes de sindicatos da base do Andes-SN participaram da plenária de abertura do evento, que ocorreu no campus de Goiabeiras/Ufes, em Vitória.

Em clima de disposição para enfrentar os desafios impostos pela conjuntura, representantes de 48 seções sindicais do Andes-SN deram início nessa quinta-feira, 13, as discussões e reflexões sobre a atualização do plano de lutas da categoria, fixando como objetivos centrais a defesa do Sindicato Nacional e da educação pública de qualidade, a valorização do trabalho docente e o processo de reorganização da classe trabalhadora. O Conad será realizado até domingo, dia 16.

Antes de começar os trabalhos, o som da casaca, cuíca, tambores, bumbo e outros instrumentos ocuparam o auditório Manoel Vereza, no CCJE, local de realização das primeiras atividades do evento.  No palco e sob olhares atentos dos/as professores/as, a Banda de Congo São Sebastião, da comunidade de Taguaruçu, em Cariacica, encantou a todos/as.  

Considerada uma das tradições populares mais antigas no Estado, o congo nasceu ou melhor surgiu através dos negros que vinham trabalhar nos engenhos, trazendo consigo seus hábitos e costumes, sento até hoje, uma das mais preservadas tradições culturais do folclore capixaba. Comandado pelo mestre Valdeci Ferreira, a Banda de Congo São Sebastião, entoou canções com temas sobre escravidão, do mar, dos amores, das devoções e cotidiano dos seus ancestrais. 

Com 30 anos de história, o grupo conta com 31 componentes entre dançarinas, instrumentalistas e mestres. Uma das dançarinas, Fabiana Siqueira, deficiente visiual, chamou a atenção na apresentação por sua saia rodada, mostrando toda a beleza da música e da dança folclórica características das regiões do Espírito Santo.

Após a apresentação cultural, a mesa da plenária de Abertura foi composta por representantes da diretoria do ANDES-SN, da Adufes SSind, da CSP-Conlutas, Sinasefe, Sintufes, Mosap, Sinait, Anfip e do Diretor do Centro de Ciências Econômicas e Jurídicas da Ufes – onde ocorre o encontro.

Para a secretária geral da Adufes, Cenira Andrade de Oliveira, o Conselho do Andes-SN acontece numa conjuntura em que é preciso fortalecer a categoria. “O 60° Conad tem o papel de atualização dos planos de lutas do Sindicato Nacional, e também enquanto conselho fiscal, que avaliza as contas do ANDES-SN, no sentido de fortalecer a entidade para os enfrentamentos do segundo semestre”, destaca a diretora.

Leia ainda 60° Conad reafirma papel do ANDES-SN no fortalecimento da unidade na luta dos trabalhadores

Fonte: Adufes