Tem início o 60º Conad em Vitória (ES)

Com a apresentação do grupo de congo Congo São Sebastião de Taquaruçu (Cariacica), teve início, na manhã dessa quinta-feira (13), o 60º Conselho das Associações Docentes do ANDES-SN. O grupo trouxe aos participantes do 60° Conad um resgate da cultura tradicional capixaba.

O encontro acontece na Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), em Vitória (ES) vai até domingo (16) com o tema central “Atualização da luta em defesa dos direitos dos trabalhadores, da liberdade de organização sindical dos docentes para enfrentar a mercantilização da educação”.

Após a apresentação cultural, a mesa da plenária de Abertura foi composta por representantes da diretoria do ANDES-SN, da Adufes SSind, da CSP-Conlutas, Sinasefe, Sintufes, Mosap, Sinait, Anfip e do Diretor do Centro de Ciências Econômicas e Jurídicas da Ufes – onde ocorre o encontro. 

Solidariedade e apoio
Declarações de apoio e solidariedade à luta dos docentes marcaram as falas das entidades que compuseram a mesa de abertura do Conad, que destacaram ainda o importante papel que o ANDES-SN na luta em defesa dos direitos dos trabalhadores.

Paulo Barela, da coordenação da CSP-Conlutas, ressaltou o protagonismo do ANDES-SN construção da luta dos trabalhadores, no fortalecimento da unidade do Fórum dos Servidores Públicos Federais (SPF). Barela lembrou a importância de construção nos estados dos atos do dia 18 de agosto, chamados pelo Fórum dos SPF, bem como do fortalecimento e ampliação da mobilização para barrar os ataques aos direitos dos trabalhadores, que devem se aprofundar.

“É importante que os participantes do Conad saiam daqui preparados para enfrentar essa dura conjuntura”, afirmou.

Universidade e Sociedade
Durante a plenária, foi lançado o número 56 da Revista Universidade e Sociedade – publicação semestral do Sindicato Nacional. A edição, com o título “Contrarreforma: retirada de direitos, violências e criminalização”, traz diversos artigos sobre a temática central, entrevista com o representante do MTST, Guilherme Boulos, o ensaio fotográfico “A materialização da violência do Estado” e uma homenagem ao escritor Eduardo Galeano. A versão digital da revista será disponibilizada no site do ANDES-SN.

Responsabilidade do Conad
O presidente do ANDES-SN, Paulo Rizzo, encerrou a plenária destacando o papel importante do 60° Conad para a atualização dos planos de lutas do Sindicato Nacional, e também enquanto conselho fiscal, que avaliza as contas do ANDES-SN, no sentido de fortalecer a entidade para os enfrentamentos do segundo semestre.

Rizzo relembrou ainda que desde o início do ano, a base do ANDES-Sn está envolvida em greves e mobilizações, que vem apresentando resultados positivos tanto na ampliação de conquistas quanto na contenção de ataques a direitos históricos dos trabalhadores.  Ele citou como exemplos as greves dos docentes das Estaduais do Ceará, Paraná, Amapá, Pará, Bahia, já encerradas com conquistas, do Rio Grande do Norte e Paraíba, ainda em curso, e a luta dos docentes federais, em greve desde 28 de maio.

“Não vamos discutir as contas em qualquer conjuntura, mas os efeitos da recessão e dos ajustes fiscais também na arrecadação do sindicato, que é exclusivamente a mensalidade dos sindicalizados. Na mesma medida em que aumentam as nossas lutas, vimos uma tendência, diante da crise posta, de redução da arrecadação do sindicato. E nós temos o papel de pensar, solidariamente, o ANDES-SN no seu conjunto. Não basta só aprovar as contas e previsões orçamentárias, é necessário que discutamos a fundo como garantiremos a sustentação desta entidade, na perspectiva de ampliar as nossas lutas e as nossas contribuições para as lutas do conjunto da classe trabalhadora”, destacou. 

Participantes
Até o momento, o 60º Conad conta com a participação de 151 pessoas, sendo 47 delegados, 70 observadores, 1 convidado e 33 diretores nacionais, representantes de 48 seções sindicais.


Fonte: ANDES-SN