60° Conad aprova fortalecimento da luta em defesa dos diretitos dos trabalhadores

O encontro sediado pela Adufes Seção Sindical do Andes-SN atualizou os planos de lutas, realizou a prestação de contas do exercício de 2014 e apresentou a sede do próximo Conselho do Andes-SN.

Durante quatro dias, cerca de 170 professores/as de todo o país discutiram a conjuntura, avaliaram e atualizaram os planos de lutas do ANDES-SN frente a diversos desafios políticos e organizativos. As deliberações tomadas no 60º Conad, realizados em Vitória (ES) de 13 a 16 deste mês, expressam o fortalecimento do Sindicato Nacional como uma entidade autônoma e democrática, em defesa do fortalecimento da classe trabalhadora. Além disso, a intensificação da luta e da mobilização até o próximo Congresso da entidade, que acontece no início de 2016. O encontro aprovou ainda as contas do Sindicato de 2014 e a previsão orçamentária para o próximo ano.

As deliberações e debates foram destacados na Carta de Vitória, documento síntese do encontro, lido na Plenária de Encerramento pela secretária-geral da entidade, Claudia March. O documento político do Andes-SN estará em breve disponível para leitura.  Além das resoluções do Conselho, o texto também destaca os desafios para o próximo período.

encerramento 60 conadEncerramento. O presidente do ANDES-SN, Paulo Rizzo, destacou na plenária de encerramento a importância do espaço de debate democrático proporcionado pelo 60º Conad. “O debate que aqui realizamos foi muito importante e de uma maturidade grande. Saímos do Conselho fortalecidos para as ações que foram propostas no âmbito das federais e estaduais do Andes-SN”, disse. Ele ainda destacou que a diretoria fará todo empenho e esforço para conseguir dar conta da agenda tirada no Conad. Mas, completa ele, “ela só terá êxito se estiver organizada e impulsionada na base do sindicato. E, portanto, com a participação de todos”.

Edson Cardoso, presidente da Adufes, destaca que foi muito significativo realizar o Conad na Ufes. “O Conselho nos estimulou a avançar na organização da base e na unidade com os movimentos e entidades classistas estaduais e nacionais, para enfrentar a mercantilização da educação e defender os direitos dos/as trabalhadores/as”, disse emocionado. Edson agradeceu a participação e o envolvimento da diretoria e dos/as funcionários/as da Adufes, que concretizaram com exceto a realização do 60° Conad em Vitória.

Moções. A plenária de encerramento aprovou 16 moções. Os documentos destacaram apoio e repúdio a questões como a retirada de direito dos/as trabalhadores/as, repressão e criminalização de movimentos sociais, demissão de trabalhadores/as, perseguição de governos estaduais em greves locais, contra ações de machismo e vetos nos planos municipais de educação sobre questões de intolerâncias como homofobia e preconceito religioso.

61º Conad será realizado em Boa Vista. O próximo Conselho das Associações Docentes do ANDES-SN terá como sede a cidade de Boa Vista, capital de Roraima, na região norte do país. O encontro ainda não tem data definida para sua realização.

Números do 59ª Conad. O 60ª Conselho do ANDES-SN contou com a participação de 170 docentes, sendo 52 delegados, 84 observadores e 1 convidada, 33 diretores do Andes-SN, 53 Seções Sindicais de todo o país 8 assessores de imprensa.

Veja as fotos do 60° Conad do Andes-SN

Fotos do dia 15/08

Fotos do dia 16/08

Fonte: Adufes