“Eleições” 2015 reitoria: 1º debate entre chapas será nesta quarta, 09, no CEUNES


O debate terá transmissão on-line, e vai ocorrer às 15 horas, no auditório do Centro Universitário Norte do Espírito Santo (Ceunes), em São Mateus, região Norte do Estado. O debate será dividido em cinco blocos.  No primeiro haverá a apresentação das chapas com duração total de 15 minutos, ou seja, cada chapa terá 5 minutos para falar dos planos de trabalho.

O segundo bloco será de ciclo fechado de perguntas, com 18 minutos, sendo que cada chapa poderá dirigir a pergunta a apenas uma das chapas concorrentes. As perguntas serão feitas alternadamente e haverá sorteio para definir qual chapa realizará a pergunta e qual irá responder.

O terceiro bloco, com duração de 27 minutos, será de perguntas feitas pela comunidade acadêmica por meio da página www.pesquisareitor.ufes.br. As postagens das perguntas devem ser remetidas entre o dia anterior e uma hora antes do início do debate, com a devida identificação do autor e de sua categoria na comunidade universitária. Cada candidato responderá a três perguntas, mediante sorteio, e terá no máximo 2 minutos para cada resposta. 

Já o 4º bloco, com 36 minutos, a plateia encaminhará as questões à mesa, por escrito, mediante inscrições e de acordo com formulário fornecido pela Comissão Coordenadora da Pesquisa. Cada chapa responderá, ao total, três perguntas. As perguntas do plenário poderão ser dirigidas a apenas uma das chapas ou às três chapas, em urnas separadas. O integrante da plenária que for sorteado terá, no máximo, um minuto para elaborar a pergunta e a chapa no máximo, três minutos para dar resposta.

O 5º bloco será de encerramento e terá duração de 15 minutos. O mediador concederá a palavra às chapas concorrentes, seguindo a ordem de exposição, ou seja, 1º sorteado, 2º sorteado e 3º sorteado, para suas considerações finais. Cada chapa terá tempo máximo de 5 minutos.

Confira os próximos debates oficiais do primeiro turno das eleições para reitor da Ufes:

-11 de setembro – Campus do Centro de Ciências da Saúde (CCS – Maruípe), às 9h no Auditório “Rosa Maria Paranhos” (Auditório do Elefante Branco).

-14 de setembro – Campus de Goiabeiras, às 18h no Teatro Universitário.

-17 de setembro – Campus do Centro de Ciências Agrarias (CCA – Alegre), às 15h, na quadra poliesportiva do CCA

Lembrando que o primeiro turno das “eleições” acontece no dia 22 de setembro em todos os campi da Ufes. A pesquisa será realizada das 7 às 21 horas.  O presidente da Comissão eleitoral, Armando Biondo, destaca que não haverá segundo turno no caso de uma chapa alcançar pontuação superior à soma dos pontos das demais chapas. “O segundo turno, se ocorrer, está definido para o dia 6 de outubro. O resultado oficial será divulgado no dia 21/10”, diz.

Eleitor. De acordo com a resolução dos conselhos Universitário, de Ensino, Pesquisa e de Extensão, e de Curadores o eleitor poderá votar somente uma vez, mesmo se tiver diferentes vínculos com a Universidade – técnico-administrativo e estudante, por exemplo. O eleitor que participar da pesquisa deverá, na respectiva seção receptora de votos, apresentar documento de identidade com foto.

Quem são os candidatos ao cargo de reitor e vice-reitor:

chapa 01 reitoriaChapa 1: Dialogar para Avançar

Reitora: Gláucia Abreu
Vice-reitor: Sávio Queiroz

Gláucia Rodrigues de Abreu é professora do Departamento de Ciências Fisiológicas e atual diretora do Centro de Ciências da Saúde. Sávio Silveira de Queiroz é professor do Departamento de Psicologia Social e do Desenvolvimento

chapa 02 reitoriaChapa 2: Por outra Ufes!

Reitor: Marcel Olivier e Vice-reitor: Aloísio Falqueto

Professor Marcel Olivier Ferreira de Oliveira é do Departamento de Engenharia Civil e seu vice é o professor Aloísio Falqueto, do Departamento de Medicina Social;

chapa 03 reitoriaChapa 3: Somos Mais Ufes

Reitor: Reinaldo Centoducatte e Vice-reitora: Ethel Maciel Chapa

Professor Reinaldo, do Departamento de Física e atual reitor da Ufes; e Ethel Leonor Noia Maciel, professora do Departamento de Enfermagem e atual vice-reitora.

Fonte: Adufes