Candidatos à reitoria da Ufes discutem propostas no campus de Goiabeiras

A acessibilidade e as problemáticas que envolvem as questões de segurança na Ufes foram pontos polêmicos do debate realizado no Teatro Universitário, na noite de ontem (14), no campus de Goiabeiras, em Vitória. Na ocasião, os 3 candidatos apresentaram suas propostas em relação aos pontos em questão.

Para um professor que preferiu não se identificar, a discussão sobre acessibilidade na Ufes ocorreu de forma superficial. “Temos muitas demandas e uma delas é a construção do prédio de Letras e Libras. Sabemos que a universidade já recebeu o recurso, mas ninguém dá informações claras sobre o assunto”, salientou o docente ao final do debate. Ele criticou a  falta de preocupação dos/as candidatos/as a reitor/a e vice-reitor/a com a acessibilidade.

Outro ponto em debate foi a falta de segurança. Embora haja  preocupação com a questão, os/a candidatos/a não apresentaram propostas convincentes. “É preciso reprimir a violência, combater o tráfico de drogas, mas  sem criminalizar  os movimentos sociais e muito menos proibir as festas dos/as estudantes dentro do campus”, ponderou a estudante de Serviço Social, Ana Cristina Santos. Ela acrescentou que a insegurança não será resolvida com medidas proibitivas ou até mesmo com a instalação de novas câmeras de monitoramento. “É necessário que haja um amplo debate sobre segurança com a comunidade acadêmica”, disse.

O presidente da Adufes, Edson Cardoso, destaca a importância da nova gestão ser democrática. “Queremos um/a reitor/a que esteja aberto às demandas locais e que se posicione na defesa da universidade pública. Alguém que garanta o princípio da autonomia da instituição”, defende.

Eleições. Haverá votação nos campi de Alegre, Goiabeiras, São Mateus e Maruípe. A eleição será realizada na próxima terça-feira, dia 22 de setembro,  das 7 às 21 horas.

Fonte: Adufes