Marcha Nacional dos Trabalhadores e Trabalhadoras será nesta sexta-feira, 18/09

Um ônibus sairá de frente do Teatro Universitário, campus de Goiabeiras, amanhã (17), às 22 horas, rumo a Marcha em São Paulo.  O/a interessado/a em participar da atividade poderá entrar em contato até as 22 horas desta quarta-feira, 16, com Augusto pelo telefone 27/98152-1599

A CSP-Conlutas organiza uma grande manifestação contra a retirada de direitos e contra o conservadorismo, a Marcha Nacional dos Trabalhadores e Trabalhadoras, que acontecerá no dia 18 de setembro (sexta-feira), em São Paulo (SP). A marcha está sendo construída a partir da deliberação da reunião da Coordenação Nacional da Central, realizada entre 21 e 23 de agosto. A concentração será às 15 horas, no vão do Museu de Arte de São Paulo (MASP), na Avenida Paulista. 

Para o diretor dos Adufes, Raphael Góes Furtado, o objetivo da marcha é concretizar a construção de um campo classista, que mobilize os/as trabalhadores/as, em contraposição ao governo e à oposição de direita. “A construção desse campo alternativo é necessária por conta das medidas que retiram direitos dos/as trabalhadores/as, como a redução da maioridade penal, o Plano de Proteção ao Emprego (PPE), a terceirização e os ataques ao seguro-desemprego, por exemplo. Além disso, protestar contra os cortes de verbas na educação que estão na ordem de 12 bilhões de reais, impossibilitando o pleno funcionamento das instituições federais públicas”, diz.

O professor destaca que o 60º Conad do Andes-SN, realizado em Vitória, foi taxativo em afirmar que não se pode cair na armadilha da falsa polarização entre PT e PSDB e, por isso, não era interessante integrar nem aos atos do dia 16/08, chamados pela oposição de direita, nem aos do dia 20/08, chamados pelo governismo.  Ele destaca ainda que “reafirmamos que nossa tarefa é construir um terceiro campo, o campo dos/as trabalhadores/as, contra os dois grupos que se digladiam para ver quem governa melhor para o capital e arranca mais direitos de nossa classe”, lembra Raphael.

No dia seguinte, 19 de setembro, ocorrerá o Encontro Nacional de Lutadores, que discutirá a continuação das mobilizações contra o ajuste fiscal e o conservadorismo. A CSP-Conlutas organiza esse espaço junto com outras entidades que fazem parte do Espaço de Unidade de Ação e outras que quiserem se somar. 

Fonte: Adufes