Segundo turno da pesquisa eleitoral será amanhã, terça-feira

O candidato da chapa 3, Reinaldo Centoducatte, e da chapa 1, Glaucia Abreu, estão no segundo turno da eleição para o/a novo/a reitor/a da Ufes.

A votação do segundo turno está marcada para amanhã, o dia 6 de outubro e o resultado final será homologado pelos Conselhos superiores da Ufes no dia 21 do mesmo mês.  O presidente da Comissão Coordenadora, Armando Biondo, esclarece que a eleição para reitor é, na realidade, uma pesquisa eleitoral.

“A lista dos três candidatos mais votados será encaminhada aos Conselhos Universitário (Consuni), Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe), e de Curadores. Caberá ao Ministério da Educação (MEC) empossar o reitor a partir dessa lista tríplice”, diz, informando que o MEC geralmente referenda o resultado das urnas.

Votação. De modo diferente de como ocorreu em eleições anteriores, neste ano foi definido pela Comissão Coordenadora da Pesquisa Eleitoral (CCP) por uma consulta paritária real. No primeiro turno, a computação dos votos foi de acordo com o número total de votantes de cada segmento e o segundo turno não será diferente.

Resultado primeiro turno. A apuração dos votos da pesquisa para escolha de reitor/a e vice-reitor/a da Ufes para o mandato de 2016 a 2020 terminou no dia 23. Segundo o resultado oficial, a chapa 1 obteve 29,9% dos votos, a chapa 2 chegou a 25,1% e a chapa 3 alcançou 41,9% das indicações de professores, técnico-administrativos e estudantes. Os votos brancos e nulos somaram 3,1%.

O voto é facultativo e a pesquisa contou com uma participação de 74,3% dos professores da Universidade, 71,8% dos servidores técnicos e 20,9% dos estudantes.

Fonte: Adufes