GTPAUA discute o papel da universidade no fortalecimento das comunidades

O debate organizado pelo Grupo de Trabalho em Política Agrária, Urbana e Ambiental (GTPAUA) da Adufes contou com a participação da comunidade universitária e visitantes.

Duas mesas temáticas composta por sete trabalhos que são desenvolvidos pela universidade com populações indígenas, comunidades tradicionais e povos ribeirinhos foram apresentados no último dia 09/10. A atividade ocorreu no Salão Rosa, no Centro de Ciências Jurídicas e Econômicas (CCJE), no campus de Goiabeiras/Vitória. O objetivo da jornada foi proporcionar o intercâmbio de projetos desenvolvidos por docentes e alunos/as da Ufes com diversas comunidades no Estado e debater a necessidade de uma relação mais dialógica com as lutas sociais no campo.

Na abertura da atividade o diretor da Adufes e membro do GTPAUA, André Michelato, apresentou o GT e destacou a importância da universidade no fortalecimento dos processos de resistência das comunidades em defesa dos territórios. “O GTPAUA se reúne uma vez por mês na sede do sindicato e as reuniões são abertas todos/as associados/as. É um grupo composto por professores/as que desenvolvem projetos em áreas impactadas por grandes projetos. Nosso papel tem sido de proporcionar ações de fortalecimento e emancipação dessas comunidades, que ultrapassem os muros da universidade”, disse André.

No decorrer da programação, as/os docentes das mesas I e II apresentaram experiências articuladas com Mulheres pescadoras, Comunidades Quilombolas, Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA), Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) e Via Campesina. Foram debatidos experiências de grupos e projetos de pesquisa e extensão que trazem uma perspectiva mais crítica que envolve as questões agrárias e ambientais.

A estudante do Departamento de Pedagogia, Cathya Miguel, parabenizou iniciativa da Adufes pela realização da I Jornada de DebatesUniversidade e conflitos territoriais no campo.“É muito difícil ver a universidade debatendo de forma tão transparente a relação do tripé – extensão, ensino e pesquisa -, que desenvolve com os movimentos sociais. Durante as apresentações percebi que a maior contribuição da Ufes é na emancipação das comunidades, que resistem as investidas dos grandes empreendimentos bem como ao Estado liberal”, avaliou.

Caderno de Textos.Ao final da atividade, o GTPAUA pretende preparar o Caderno de Textos com apresentação de todas as discussões, experiências e projetos de pesquisa e extensão apresentados.

Fonte: Adufes