Docentes federais realizam ato dia 5 em frente ao MEC

CNG do ANDES-SN tem reunião marcada com o ministro da educação

Os docentes federais, em greve desde 28 de maio, preparam um Dia de Luta e Mobilização em Defesa da Educação Pública para 5 de outubro, segunda-feira, em frente ao Ministério da Educação (MEC), em Brasília (DF). Nesse dia, o Comando Nacional de Greve (CNG) do ANDES-SN tem reunião marcada com o ministro da educação, conquistada após a ocupação do gabinete ministerial pelos docentes, no último dia 24.

A manifestação foi deliberada pelo CNG do ANDES-SN após consulta às bases e divulgada por meio do Comunicado 43 e pelo Comunicado Especial VII. A concentração está marcada para às 9h, no Bloco L da Esplanada dos Ministérios. Docentes que não puderem ir à capital poderão participar de atos nos estados, no mesmo dia.

Marinalva Oliveira, 1ª vice-presidente do ANDES-SN, ressalta que o governo só tem se movimentado para se reunir com os grevistas quando há mobilização e pressão, logo se faz necessária a manifestação do dia 5. “No dia 24, devido à ausência de reuniões por parte do MEC com o CNG do ANDES-SN, mesmo com insistente solicitação dos docentes, os professores em greve definiram uma ação mais radicalizada, para que o MEC respondesse à nossa pauta de reivindicações”, afirmou.

“Essa ação [de ocupação] tinha como objetivo central conquistar uma reunião com o ministro da educação, porque as reuniões com o secretário da Secretaria de Ensino Superior (Sesu/MEC) não avançam. Após algumas reuniões com o secretário, não houve avanços nas nossas reivindicações. Inclusive, protocolamos nova proposta no dia 18 de setembro, e não tivemos nenhuma manifestação por parte da Sesu/Mec. Ou seja, com a ausência de respostas do interlocutor oficial do MEC, definimos que era necessário nos reunirmos com o ministro”, completou Marinalva.

De acordo com a docente, o CNG do ANDES-SN ainda não teve a confirmação do horário da reunião com o ministro, e está cobrando essa resposta do gabinete ministerial. “Precisamos fazer, no dia 5, uma pressão em frente ao MEC, para que nessa reunião tenhamos respostas objetivas à nossa pauta”, concluiu a 1ª vice-presidente do ANDES-SN.

Fonte: ANDES-SN