NOTA DE REPÚDIO: NÃO À REPRESSÃO AO MOVIMENTO DOCENTE

Nesta segunda-feira (5 de outubro), docentes federais, técnicos-administrativos e estudantes de todo o país foram violentamente reprimidos pela polícia militar (PM) do Distrito Federal em frente ao Ministério da Educação (MEC), em Brasília. O Dia Nacional de Luta e Mobilização em Defesa da Educação Pública foi organizado pelo CNG-ANDES-SN (Comando Nacional de Greve do Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior) em unidade com o CNG-SINASEFE (Comando Nacional de Greve do Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica) e o movimento estudantil para marcar a data em que deveria acontecer a primeira reunião desta greve com o Ministro da Educação. Ao final do ato, em ação truculenta, a PM encurralou os participantes, que foram agredidos com cassetetes e spray de pimenta. A repressão violenta às manifestações tem se tornado prática recorrente durante esta que já é a mais longa greve dos docentes federais. A relação do MEC com os que lutam em defesa da educação pública tem sido caracterizada pela covardia e violência, utilizando-se de seu braço armado, a polícia, para agredir e reprimir.

Os docentes federais lutam de forma firme e determinada pela educação pública, gratuita, laica, de qualidade e socialmente referenciada. É com esse sentimento que nos motivamos empromover a ciência, os saberes, a cultura brasileira, e defender nosso maior patrimônio: as pessoas e seus direitos sociais. E nesse percurso, damos voz à nossa luta também nas greves, nas ruas, nos atos públicos, nas diversas formas de mobilização. As práticas de repressão do governo, explícitas quando o MEC não atende as reivindicações do movimentos sociais, quando não negocia, nega direitos e opta por violência policial demonstram sua intenção de privatizar e mercantilizar a educação pública.

Repudiamos, não aceitamos, nos indignamos! Continuaremos lutando em defesa do caráter público da educação e da garantia da função social das Instituições Federais de Ensino, que compõem o real patrimônio do povo brasileiro, em prol da classe trabalhadora. A luta é o caminho para conquistar direitos e defender a educação pública!

Comando Nacional de Greve do ANDES-SN