Em prédio da PM, Ufsc aprova privatização do HU

Na tarde de terça-feira (1º), o Conselho Universitário (CUn) da Universidade Federal de Santa Catarina (Ufsc) aprovou à adesão do Hospital Universitário (HU) da instituição à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh). A sessão do conselho ocorreu no Centro de Treinamento da Polícia Militar (PM), em Florianópolis (SC), o que provocou indignação da comunidade acadêmica e de muitos conselheiros – que se negaram a participar da votação.

A decisão de privatização do HU por meio da Ebserh é totalmente contrária ao posicionamento da comunidade acadêmica, que votou de forma contundente contra a Empresa – em consulta pública oficial, realizada pelo próprio CUn. 69,82% da comunidade da Ufsc são contrários à Ebserh.

Assim como em outras Instituições Federais de Ensino Superior (Ifes), a aprovação da Ebserh foi efetivada com completo desrespeito à comunidade acadêmica. Seguindo os mesmos passos antidemocráticos da Universidade Federal do Paraná (UFPR), por exemplo, a sessão que votou pela adesão da Empresa na Ufsc foi realizada fora da universidade.

A situação é ainda mais grave considerando que, mesmo após a invasão do campus pela Polícia Militar (PM) em 2014, a sessão de ontem foi realizada em um prédio da própria PM catarinense. A adesão à Ebserh foi aprovada sem a presença dos dois pareceristas – tanto o que emitiu parecer favorável quanto o contrário à privatização – que se recusaram a comparecer à sessão.

Imagem de Sinditest

Fonte: ANDES-SN