Trabalhadores terceirizados entram em greve na UFPR

Os trabalhadores terceirizados da Universidade Federal do Paraná (UFPR) estão em greve desde a manhã de terça-feira (8) por conta do atraso de pagamentos e benefícios – o que vem ocorrendo sistematicamente durante todo o ano.

Os trabalhadores de quatro empresas que atuam em portaria, segurança, limpeza, manutenção e nos Restaurantes Universitários (RUs) foram os mais afetados neste mês, e ainda não receberam os seus salários de dezembro. Ao todo, 750 trabalhadores terceirizados foram prejudicados.

“Não caiu o pagamento porque não tem dinheiro”, criticou uma trabalhadora em uma roda de mulheres contratadas pela WW Serv, do lado de fora do RU Centro Politécnico. Terceirizados contratados pela WW Serv não receberam, além dos salários, vale alimentação e vale transporte. O recebimento do 13º salário dos terceirizados também permanece uma incógnita.

O pró-reitor de Administração da UFPR, Edelvino Razzolini Filho, afirmou à Associação dos Professores da UFPR (Apufpr – Seção Sindical do ANDES-SN) que ficou “lamentavelmente triste de eles não receberem” e que a previsão é que os pagamentos sejam realizados ainda nesta quarta-feira (9). De acordo com Razzolini Filho, o atraso se deu devido ao não repasse do Ministério da Educação (MEC).

*Edição de ANDES-SN, com informações de Sinditest. Imagem de Apufpr-SSind.

Fonte: Apufpr-SSind