GESTÃO 2015-2017: Nova diretoria toma posse


A nova direção da Adufes, que tem à frente José Antônio da Rocha Pinto, conduzirá a luta dos/as professores/as pelos próximos dois anos.
Assista aqui a transmissão do cargo.

A Assembleia de Posse da Diretoria e do Conselho de Representantes eleitos ocorreu na tarde da última quarta-feira, 09, no auditório do Centro de Ciências Exatas (CCE), no campus de Goiabeiras/Ufes, e reuniu membros da nova diretoria e da que se despediu, além de associados e convidados.  A nova gestão foi definida nas eleições em 30 de novembro.

edson posse 2015 2017Durante a transmissão de posse, o ex-presidente Edson Cardoso, que esteve à frente do sindicato (Biênio 2013/2015), saudou a nova diretoria e ressaltou a trajetória de lutas da entidade em defesa da universidade pública, gratuita, democrática, laica e de qualidade socialmente referenciada. Em seu discurso, Edson fez questão de agradecer o empenho dos funcionários da Adufes em prol do Sindicato. “Deixo aqui o agradecimento a toda equipe e, para mim em particular, foi um grande aprendizado”, ressaltou. 

Finalizou lembrando a todos/as que continuará participando do dia a dia da Adufes como militante sindical. “Vamos continuar defendendo as nossas ideias, nossas posições, sempre tendo em mente a defesa deste espaço associativo que tem a concepção implantada pelo Sindicato Nacional (ANDES-SN). Continuaremos na luta em defesa dos salários, condições de trabalho, carreira e da integração do sindicato com a universidade e com a sociedade“.

Novo presidente destaca os desafios que terá pela frente

O professor José Antônio da Rocha Pinto que já esteve à frente da Adufes como Tesoureiro, vice-presidente e por dois mandatos como Presidente, lembrou que a atual gestão assume o sindicato em uma conjuntura nacional crítica, de cortes de verbas nas universidades, desestruturação da carreira, arrocho e de retirada de direitos. “A situação da Ufes, que já não era fácil, ficou ainda pior”, pontuou.

De acordo com Rocha, a luta dos docentes exige união e organização redobrada. Lembrou, inclusive, que novos embates se avizinham, citando como exemplo a adesão automática ao Funpresp, cuja Lei 13.183/2015 foi recentemente sancionada pela presidente Dilma Rousseff. 

O novo presidente destacou que a participação de todos os/as docentes é imprescindível para o enfrentamento dos inúmeros desafios.   “Precisamos estar unidos para barrar as maldades deste governo. E os colegas que estão comigo nesta Diretoria, inclusive os Conselheiros, têm essa visão: o sindicato é a entidade que é capaz de defender os direitos da categoria”, finalizou Rocha.

confraternizao posseCoquetel de posse. Além da Assembleia de Posse, o evento contou com momentos de confraternização na sede do sindicato.  Os presentes puderam apreciar um delicioso coquetel composto por diversos canapés, queijos, vinhos e entre outras variedades, e curtir música ao vivo com o grupo Tony Ribeiro.

Entidades saúdam a nova gestão. Representantes do  Sinasefe (Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica), Sintufes (Técnico Administrativo da Ufes), Sindiupes (Trabalhadores em Educação Pública do ES),  Sinteses (Trab em Entidades Sindicais ES), além de diretores de Centros e Chefes de Departamentos da Ufes prestigiaram a posse da nova diretoria da Adufes.

O Sindicato Nacional dos Docentes (Andes-SN) enviou carta parabenizando a nova diretoria: “Desejamos-lhes uma profícua gestão à frente da seção sindical, na certeza de que estaremos sempre juntos na defesa do ensino público de qualidade”. O mesmo fez outras entidades, como Associação dos Docentes da Universidade Estadual do Piauí (ADCESP) e Sindicato dos Jornalistas do ES.

Veja aqui fotos da Assembleia e Coquetel de Posse 

Conheça os integrantes da gestão  2015-2017

Fonte: Adufes