Estudante denuncia manipulação da mídia em caso de vandalismo em escola ocupada

Escola Estadual Coronel Sampaio foi depredada e saqueada na tarde da última segunda-feira; matéria veiculada pela Rede Globo acusa os alunos.

01/12/201 Da Redação 

Alunos da Escola Estadual Coronel Sampaio, na cidade de Osasco, região metropolitana de São Paulo, foram surpreendidos na tarde da última segunda-feira (30) com a invasão da escola que estavam ocupando em protesto contra a “reorganização escolar” do governo do Estado. 

As imagens de uma sala de aula depredada foi utilizada por inúmeros meio de comunicação para dar a entender que o vandalismo tenha sido praticado pelos próprios alunos. A Rede Globo veiculou, na primeira edição do telejornal SPTV da última terça-feira (1), uma matéria que não citava a invasão nem ouvia nenhum dos estudantes da ocupação. 

A reportagem do Brasil de Fato ouviu D.M., de 14 anos, que acompanhou de perto a ocupação e desmente o argumento de que os estudantes não cuidavam bem da escola. “Sempre quando eu estava lá, a escola era limpa [pelos estudantes], todo mundo ajudava. Temos fotos de como estavam as coisas e estava tudo sob controle”, contou. Para ele, é pouco provável que os alunos tenham praticado algum ato de vandalismo. 

A página do Facebook “Não Fechem a minha escola” denunciou que pessoas desconhecidas invadiram a escola e começaram a queimar livros didáticos e roubar os computadores e aparelhos de televisão. Diz também que a polícia chegou ao local, mas não impediu a ação dos que estavam depredando e roubando. Ameaçados, os alunos desocuparam o prédio por volta das 18 horas. Logo depois, o chefe de gabinete da Secretaria Estadual de Educação Fernando Padula Novaes chegou a escola. 

Imagens de uma câmera de vigilância divulgadas pela Globo News mostra uma viatura da PM chegando em frente a escola às 17h17 e saindo somente depois da meia noite. Em nenhum momento do vídeo se identifica alguém levando qualquer objeto da escola.

Fonte: Brasil de Fato