Contribuições ao anexo do Caderno do 35º Congresso podem ser enviadas até amanhã,08

As seções sindicais e os docentes sindicalizados interessados em enviar contribuições ao anexo do Caderno de Textos do 35º Congresso do ANDES-SN têm até esta sexta-feira, 08/01, para fazê-lo, por e-mail (secretaria@andes.org.br). O congresso, organizado em conjunto com a Seção Sindical dos Docentes da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (Sindutf-PR – Seção Sindical do ANDES-SN), terá como tema central “Em defesa da educação pública e gratuita e dos direitos dos trabalhadores”.

O Caderno de Textos foi encaminhado a todas as seções sindicais para que seja utilizado como subsídio às discussões e formulações preparatórias ao evento e durante o 35º Congresso no final de novembro. Já o seu anexo será divulgado no dia 15 de janeiro. Confira aqui o Caderno de Textos do 35º Congresso do ANDES-SN.

Esta não é a primeira vez que o Congresso Nacional ANDES-SN, instância máxima de deliberação do Sindicato Nacional, será realizado em Curitiba. O último congresso na cidade foi o 24º, em 2005, organizado pela Associação de Professores da Universidade Federal do Paraná (Apufpr SSind.), no qual foi deliberada a desfiliação do ANDES-SN da Central Única dos Trabalhadores (CUT).

Segundo Claudia March, secretária geral do ANDES-SN, o 35°Congresso será realizado em um momento significativo, frente ao aprofundamento dos ataques aos direitos dos trabalhadores e as medidas de ajuste fiscal, adotadas pelo governo federal em 2015 e seguidas pelos governos estaduais. “O congresso se dará nesta conjuntura política que combina a crise econômica com a política, e a necessidade dos trabalhadores avançarem na compreensão de que só seremos capazes de enfrentar os ataques que vêm de todos os governos – federal, estaduais e municipais -, com unidade e preservando a autonomia dos trabalhadores na sua organização”, diz.

Credenciamento prévio

Os delegados e observadores do 35° Congresso do ANDES-SN têm até o dia 21 de janeiro para fazerem o credenciamento prévio, a fim de facilitar o processo de inscrição. O credenciamento poderá ser feito também durante o evento, no dia 25 de janeiro de 2016, das 9h às 12h e das 14h às 18h.

Registro de chapas

A 35ª edição também marcará o início do período eleitoral do ANDES-SN, com o registro das chapas que concorrerão à Diretoria Nacional, que estará à frente da entidade no biênio de 2016 a 2018.


Fonte: ANDES-SN