Chapa “Unidade na Luta” inscreve nominata para eleição da diretoria do ANDES-SN

Na tarde de sexta-feira (26), foi realizado o registro da nominata completa da chapa “Unidade na Luta”, que participará do processo eleitoral para definição da diretoria que estará à frente do ANDES-SN no biênio 2016-2018. Encabeçada por Eblin Farage, docente da Universidade Federal Fluminense (UFF), a Chapa 1 “Unidade na Luta” foi registrada no 35º Congresso do ANDES-SN, realizado no final de janeiro, em Curitiba (PR). Durante o congresso também foi aprovado o regimento eleitoral.  

A comissão eleitoral analisará os documentos entregues pela chapa e decidirá pela homologação do processo nesta terça-feira (2). A eleição ocorre, em todo o país, nos dias 10 e 11 de maio. A posse será realizada durante o 61º Conad do ANDES-SN, em Boa Vista (RR), no final do mês de junho.

Eblin Farage afirma que a conjuntura de 2016 não é favorável, e, justamente por isso, é papel do Sindicato Nacional atuar na construção da resistência à retirada de direitos, em conjunto com outras categorias de trabalhadores. “Então estamos vivendo uma conjuntura dura, e, nesse momento, o grande desafio da classe é tentar se unificar com bandeiras construídas historicamente na luta dos trabalhadores, e que ganham ainda mais sentido no momento de perdas de direitos”, avalia a docente.

A candidata à presidência do ANDES-SN para o biênio 2016-2018 ressalta também o papel que a entidade tem na defesa da educação pública. “O ANDES-SN tem o papel de mostrar a relevância social da educação pública, a nossa bandeira não pode ser apenas de nossa categoria. A população, a classe trabalhadora como um todo, tem que assumir que a educação é uma luta de todos – para que ela seja de fato pública, de qualidade, para todos e socialmente referenciada. E não uma educação que fique a serviço da lógica do capital e da mercantilização”, afirma Eblin Farage.

Sobre o processo eleitoral, a docente ressalta que, apesar de haver apenas uma chapa inscrita no processo, a campanha servirá para intensificar e difundir o projeto de educação e de universidade que o ANDES-SN construiu ao longo dos seus 35 anos. “Queremos capilarizar esse projeto para os trabalhadores que são, em maioria, novos na categoria docente e que, possivelmente, ainda não conhecem nosso projeto. Esse processo eleitoral deve nos ajudar a mobilizar a chapa e as seções sindicais a irem ao encontro da categoria. Aprofundar o conhecimento sobre as diversas realidades da categoria docente e, ao mesmo tempo, apresentar esse projeto de universidade, de educação e de sindicato que o ANDES-SN constrói”, conclui a candidata a presidente do ANDES-SN.

Fonte: Andes-SN