8 de março: Dia internacional de Luta da Mulher


Neste 8 de março é preciso denunciar que o machismo continua dividindo os/as trabalhadoras/as ao oprimir as mulheres e transformar a reprodução da força de trabalho em trabalho “socialmente necessário não pago”. Incute a falsa ideia que cuidar da casa, lavar e passar, fazer comida, educar os filhos, são funções “naturais” da mulher e que, por isto, não precisam ser pagas. 

Como se não bastasse esta dupla jornada não-remunerada, as mulheres em geral recebem um valor menor pelo mesmo trabalho. O Governo Federal destina menos de 25 centavos/ano por mulher para políticas de combate à violência (delegacias especializadas, casas-abrigo, por exemplo). Além disso, as leis derivadas das MPs 664 e 665, penalizam principalmente as mulheres trabalhadoras, que perderam e ainda vão perder pensões, auxílio-desemprego, PIS, auxílio-reclusão etc. 

Andes-SN e a pauta feminista. Nos últimos anos o Andes-SN vem avançando na pauta das mulheres. No ano passado, no 34º Congresso, instância máxima de deliberação da categoria, foi aprovada a luta pela descriminalização do aborto e agora em todas as atividades do Sindicato Nacional, será disponibilizada uma estrutura de espaços infantis para que possam ser deixadas/os filhos/filhas das/os participantes. 

Viva o 8 de março! A diretoria da Adufes saúda todas as mulheres neste dia 8 de março e em especial as professoras da Ufes, que cotidianamente fortalecem a luta por uma educação pública, gratuita e de qualidade! 

Viva a luta das mulheres trabalhadoras, viva o 8 de março!

Fonte: Adufes