Assembleia debate reajuste e fim do PEA – Unimed


A plenária será no dia 07/06, às 10 h, na sede da Adufes, no campus de Goiabeiras/Vitória

A Adufes convoca a todos/as filiados/as para assembleia geral no dia 07 de junho, às 10 horas, para discutir a respeito do reajuste do plano de saúde. A data base do contrato vence em julho. Além de deliberar sobre o índice, os/as docentes vão avaliar os prejuízos advindos da perda do Plano de Extensão Assistencial da Unimed (PEA), que assegurava assistência médica aos dependentes em caso de morte do titular do plano. O benefício foi eliminado  do contrato durante as negociações entre a gestão passada e a  cooperativa de saúde.

A atual diretoria da Adufes vem tentando reaver o benefício, mas a operadora está irredutível na mesa de negociação. A exclusão do benefício se deu em junho do ano passado. Na época, a operadora reivindicava 37,25% de aumento. Convocada para Assembleia Geral para analisar o índice, a categoria autorizou o sindicato a negociar percentual inferior, que ficou em 30%, porém houve a supressão do PEA.

Na plenária, o sindicato apresentará alternativas que ofereçam a melhor relação custo-benefício com a perda do Plano de Extensão Assistencial. O  PEA permitia que dependentes (cônjuge e filhos dependentes até 24 anos) recebessem assistência médica, no caso de morte do titular do plano, por cinco anos e sem o pagamento das mensalidades.

Docentes escolherão delegados para o 61ºConad. A assembleia convocada pela Adufes em 07/06 definirá os nomes de delegado e de observadores que participarão do 61º Conselho do ANDES-SN (Conad), que acontecerá entre os dias 30 de junho e três de julho na cidade de Boa Vista, Roraima.

O tema central do evento é Defesa dos direitos sociais, da educação e serviços públicos. Entre os objetivos do Conad estão a análise da implementação das resoluções aprovadas no último Congresso do ANDES-SN e a fiscalização das contas do Sindicato Nacional.

Conselho Fiscal. Serão escolhidos também os membros do Conselho Fiscal da Adufes. Os Conselheiros são responsáveis pela análise dos balancetes financeiros anuais da entidade. Composto por três docentes titulares e três suplentes, o Conselho Fiscal possui mandato de um ano.  

Previsão orçamentária. Reafirmando o compromisso com a transparência administrativa, a Assembleia Geral da Adufes discutirá e deliberará acerca da proposta de Previsão Orçamentária do sindicato para o ano de 2016. A responsabilidade fiscal com os recursos do Sindicato é uma preocupação permanente e o gerenciamento das contas procura sempre equacionar o equilíbrio de gastos da entidade.  

Fonte: Adufes