Eleições da diretoria do Andes e do DCE movimentam o CCA nesta quarta-feira,11


O segundo dia das eleições da nova gestão do ANDES (Sindicato Nacional dos Docentes) segue tranquilo, com urnas em todos os campi da Ufes.

No Centro de Ciências Agrárias (CCA), a estrutura de votação está montada na sala da Adufes. No mesmo clima estão os estudantes que escolhem nesta quarta, 11, e amanhã, 12, a nova coordenação do Diretório Central (DCE). NO CCA, em Alegre (sul do ES), ambos os processos de votação começaram às 8 horas, sendo que a urna da Adufes encerrará às 16 horas. Já a votação do DCE prossegue até 22 horas.

Unidade na Luta. A eleição do Andes-SN conta com a chapa “Unidade na Luta” que é encabeçada pela professora Eblin Farage, da Universidade eblin publicoFederal Fluminense (UFF). Eblin esteve na última sexta-feira, 06, em Vitória, onde conversou e ministrou palestra sobre a conjuntura política e as ameaças da aprovação do Projeto de Lei Parlamentar 257/2016.

Espírito de união da classe. Na palestra, que foi organizada pela Adufes, Eblin destacou a importância de legitimar o processo eleitoral, mesmo com a inscrição de apenas uma chapa neste pleito. “Estamos enfrentando uma conjuntura difícil que exige um sindicato forte e combativo”, disse, lembrando que a eleição da nova diretoria do sindicato nacional é um importante momento de participação.

“Faço um apelo para que a categoria exerça o seu direito democrático de votar. Participar da eleição é, portanto, fortalecer não só a representação e a legitimidade do sindicato nacional, mas a democracia dentro de nossa entidade”, reforçou.

cca vota andes1Votação no CCA. O professor Luiz Fernando Aarão Marques, do Departamento de Zootecnia do CCA, filiado da Adufes há mais de 30 anos, fez questão de ser o primeiro a votar. “Temos uma instituição que nos representa e precisamos zelar por ela. Então, quanto mais quórum nestas eleições, melhor para mostrar que a classe está unida”, defendeu.

O presidente da Adufes, José Antônio da Rocha Pinto, lembra que o sindicato está atuando para que todos os professores tenham condições de exercer sem nenhum contratempo. “Estamos com urnas em todos os campi e esse é mais um importante momento de participação, pois estamos definindo os caminhos que desejamos para a entidade nacional que nos representa”.

Eleição DCE – Cinco chapas disputam o comando do Diretório Central dos Estudantes da Ufes. Este ano a eleição é majoritária, ou seja, ao invés de todas as chapas que disputam o pleito assumirem as 19 diretorias pela proporcionalidade dos votos obtidos, somente a chapa vencedora assumirá e aplicará o seu plano de gestão. O novo modelo eleitoral foi aprovado no X Congresso de Estudantes (Coneufes), realizado no final do ano passado.

Fonte: Adufes