Seminário debate “Escola Livre” nesta quarta, 25, na Ufes

A atividade terá início às 8h30,  no auditório do IC-IV, Centro de Educação, no campus de Goiabeiras/Ufes, em Vitória.

Organizado por entidades ligadas à educação, o seminário contará com a participação do Ministério Público e da Comissão de Educação da Assembleia Legislativa.  O painel “Escola Livre” vai debater o projeto de lei (PL) 121, de autoria do deputado estadual Hudson Leal (PTN) que prega a ‘neutralidade’ de professores em salas de aulas nos âmbitos político, ideológico e religioso.

O PL tem provocado discussões nas escolas, redes sociais e no movimento sindical, por se tratar de uma tentativa de amordaçar os educadores e de impedir a formação de cidadãos de fato. No último dia 14, inclusive, representantes de professores das redes municipais, estadual, Ifes e da Ufes estiveram reunidos na sede da Adufes debatendo os efeitos negativos do “Escola Livre” nas unidades de ensino do estado.

escola livre geral2Movimento Educação DemocráticaDepois de acirradas discussões foi criado o Movimento Educação Democrática, uma frente que promete denunciar o perigo que representa tal iniciativa que fere os princípios da educação e da liberdade de expressão.  Em nota pública de repúdio ao projeto, as entidades lembram que projetos de lei semelhantes vêm sendo apresentados pelo Brasil afora, em Estados como Alagoas, Ceará, Distrito Federal, Goiás, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul e São Paulo, e em municípios como Cachoeiro de Itapemirim.

“E m nome de uma Educação autenticamente democrática solicitamos à Assembleia Legislativa do Espírito Santo que não aprove o referido projeto de lei, não se rendendo a soluções com discursos fáceis e ações desprovidas de diálogo com os sujeitos e agentes que têm lutado diuturnamente por uma educação mais justa e democrática”, diz a nota. 

Fonte : Adufes