Quarta-feira (06/07): tem assembleia de avaliação do reajuste dos planos Unimed

A plenária será às 10 horas, na sede da Adufes (campus Goiabeiras/Ufes), em Vitória. Também faz parte da pauta a eleição do Conselho Fiscal da Adufes.

O presidente e o Tesoureiro da Adufes, José Antônio da Rocha Pinto e Leonardo Dutra, respectivamente,  receberam na  quinta-feira (22/06), na sede do sindicato, representantes da Unimed que negociam o reajuste anual do plano de saúde.  O sindicato apresentou na mesa de negociação o aumento de 5% nas mensalidades conforme deliberação da última assembleia. 

A cooperativa de saúde rejeitou a proposta e apresentou em contrapartida duas alternativas de índices, com inclusão  do serviço SOS remoção:

  1. )  Aplicação do índice de 12,80% linear (Uniplan e Vitoriamed) acrescido o benefício do opcional SOS REMOÇÃO a custo R$ 0,00 a todos os beneficiários dos planos assistenciais.

ou

      b)  Aplicação do índice de reajuste ao contrato Uniplan  de 10,11% e índice de reajuste ao contrato Vitoriamed de 13,80%. Acrescido também do benefício do opcional SOS REMOÇÃO a custo R$ 0,00 a todos os beneficiários dos planos assistenciais.

O Sindicato não concordou com nenhuma das propostas de reajuste. O presidente da Adufes, José Antônio da Rocha Pinto, enfatizou que a proposta da categoria de 5% é compatível com o reajuste salarial  dos docentes previsto para ocorrer em agosto próximo.  “Além disso, de acordo com as planilhas apresentadas pela operadora de saúde, os planos estão com um bom desempenho e, nesse caso, tem sentido um reajuste menor”, defendeu Rocha.

A operadora ameaça romper unilateralmente o contrato caso as suas propostas não sejam atendidas. 

Conselho Fiscal. Outro ponto de discussão será a escolha do Conselho Fiscal da Adufes. Os Conselheiros são responsáveis pela análise dos balancetes financeiros anuais da entidade. Composto por três docentes titulares e três suplentes, o Conselho Fiscal possui mandato de um ano.

 Fonte: Adufes