22º Curso de Comunicação sindical e popular será em novembro

As inscrições já estão abertas. Baixe aqui sua ficha de inscrição e envie para o e-mail npiratininga@piratinina.org.br/ npiratininga@uol.com.br

O 22º Curso Anual do Núcleo Piratininga de Comunicação (NPC) tem como tema “A fusão da mídia com o Estado e a manipulação das consciências”. Como de costume, o curso ocorrerá no Rio de Janeiro (RJ) entre os dias 16 e 20 de novembro. O evento é voltado para dirigentes sindicais, jornalistas, estudantes e pesquisadores do país inteiro que tenham interesse em debater o papel da comunicação na disputa de ideias na sociedade.  A última edição prestou homenagem a Vito Giannotti, um dos idealizadores do NPC, que faleceu em julho de 2015.

O objetivo é propor diferentes debates que permitam fazer uma avaliação sobre a conjuntura e propor análises sobre o papel da mídia empresarial e sua fusão com os interesses das classes dominantes.  O curso reforçará a necessidade das classes populares, sindicatos e movimentos sociais entenderem o funcionamento dos meios de comunicação e de ter a sua própria comunicação.

A professora Marinalva de Oliverira, que já foi encarregada de Imprensa do Andes-SN, destaca a importância do curso. “A imprensa burguesa se pauta pelos projetos do capital que destroem direitos sociais. Já a Comunicação sindical tem o papel de disputa desta hegemonia na sua base e na sociedade. Assim, Curso do NPC é referência em debater a comunicação de um ponto de vista contra-hegemônico”, comenta Marinalva.

Segundo ela, é fundamental garantir a participação de diretores sindicais e trabalhadores da comunicação nos espaços de formação, pois somente com equipes fortes é possível levar informações de qualidade. “Também é um espaço em que a imprensa sindical e popular estarão reunidas debatendo os desafios para romper barreiras e levar a informação as bases de cada entidade e a toda sociedade”, defendeu. 

Participações confirmadas. O sociólogo português Francisco Louçã já confirmou presença. Assim como Frei Betto, Nilson Lage, a filósofa Márcia Tiburi, o historiador Francisco Carlos Teixeira, Venício Lima, Gilberto Maringoni, Elaine Tavares, Gustavo Gindre, Orlando Zaccone, Sabrina Duran e muitos outros e outras.

Programação. O primeiro dia irá discutir a realidade na fronteira sul do país, bem como a luta dos trabalhadores em Portugal, Espanha e França. Também estão na pauta do curso as discussões sobre o uso da internet na comunicação sindical, o jornalismo sindical na disputa de hegemonia, a imprensa alternativa do Brasil e também os trabalhadores e o direito à cidade, entre outras temáticas. Os inscritos também poderão participar de oficinas de práticas. Confira a programação.

Histórico. O Curso do NPC começa em 1994, em São Paulo, com um público de aproximadamente 30 pessoas. Hoje, ele acontece no centro do Rio de Janeiro e já está em sua 21ª edição, com cerca de 300 participantes e reúne diversos dirigentes sindicais, jornalistas, pesquisadores e estudantes de todo o Brasil.

Informações. Para mais informações entre em contato pelos telefones (21) 2220-4895 / 2220-5618 / 97180-4606 / 98859-1486 / 98826-9220 ou ainda pelo email npiratininga@piratinina.org.brnpiratininga@uol.com.br

Informações: http://nucleopiratininga.org.br/curso2015/

*Com Informações do NPC

Fonte: Adufes