Assembleia aprova Paralisação para esta segunda-feira (24) e Indicativo de Greve


Em Vitória, o dia de Paralisação começa com marcha contra a PEC 241, a Contrarreforma do Ensino Médio e o projeto Escola Sem Partido. A concentração será às 7 horas, na sede do INSS, na Avenida Beira Mar. Já às 14 horas, haverá ato unificado com os estudantes secundaristas. O encontro será na Praça de Jucutuquara. 

Após uma análise de conjuntura que enfatizou a necessidade de impulsionar um movimento em defesa dos direitos dos trabalhadores, os docentes aprovaram o indicativo de Greve Geral proposto pelas centrais sindicais e outros setores organizados. O resultado da plenária será encaminhado para a reunião do Setor das Instituições Federais de Ensino Superior do ANDES-SN, marcada para 5 e 6 de novembro e para o Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Públicos Federais (FONASEFE), que avaliarão os resultados nacionais.

Os docentes aprovaram ainda a participação na marcha contra a PEC 241, nesta segunda-feira (24), organizada pela Frente Estadual em Defesa da Previdência Social, dos Direitos Trabalhistas e dos Servidores Públicos. Nesse mesmo dia, será iniciada a votação em segundo turno da matéria na Câmara dos Deputados.  A concentração do ato será às 7 horas, na sede da Previdência Social – que fica na Avenida Beira Mar, em Vitória. O grupo seguirá em direção à Rede Gazeta, Prefeitura de Vitória e Secretaria de Educação (Sedu).

Na parte da tarde, a atividade de mobilização unificada contará com a participação dos estudantes secundaristas das redes Estaduais e dos IFES, que desde semana passada ocupam Escolas e Institutos Federais no ES. A concentração será às 14 horas, na Praça de Jucutuquara, com destino ao Palácio Anchieta – Centro. “Será um dia inteiro de protestos, com atividades em diferentes horários e pontos da cidade. É importante participarmos de todas as mobilizações”, ressalta o presidente da Adufes, José Antônio da Rocha Pinto.

Moção de apoio às ocupações dos IFES e Escolas da Rede Estadual. Em assembleia nesta quinta-feira (20), os professores aprovaram uma moção de apoio à luta dos estudantes. Desde a semana passada os discentes ocupam os Institutos Federais de São Mateus e Cachoeiro de Itapemirim. O movimento estudantil alerta a população sobre os riscos da PEC 241, a Contrarreforma do Ensino Médio e o projeto Escola Sem Partido.

Leia a Moção de Apoio 

Fonte: Adufes