Docentes da Ufes fortalecem Dia Nacional de Luta contra a PEC 241


Manifestantes saíram em passeata, na manhã desta segunda-feira, 24, da sede do INSS, na Avenida Beira-Mar, em direção ao prédio da Secretaria Estadual de Educação (Sedu). O ato, organizado pela Frente Estadual em Defesa da Previdência Social, dos Direitos Trabalhistas e dos Servidores Públicos, contou com a participação de professores e outras categorias do serviço público e da iniciativa privada.

IMG 3334Durante todo o percurso, os trabalhadores distribuíam panfletos e conversavam com a população sobre as medidas de desmonte do estado brasileiro e da educação pública.  No alto do carro de som, lideranças sindicais se revezavam no trabalho de conscientização, em especial contra a PEC 241, também conhecida como PEC do fim do mundo, que deve ser votada em segundo turno nesta terça-feira, 25, na Câmara Federal.

Temos motivos de sobra para tanta indignação. Somos contra a PEC 241, que é uma proposta do governo que congela os recursos para educação e saúde em 20 anos, isso inviabiliza e o andamento das atividades nessas áreas. Não vamos permitir isso. Estamos aqui para lutar e protestar contra tudo isso”,  disse o professor José Antônio da Rocha Pinto, presidente da Adufes.

IMG 3311Reforma da Previdência. A marcha parou em frente à Rede Gazeta (afiliada à Rede Globo), onde os manifestantes gritaram “fora Temer” e denunciaram o desmonte da rede de seguridade social. “Não se pode dizer mentira o tempo todo. Há anos, sucessivos governos repetem a falácia de que o sistema é deficitário. Na verdade, querem é implementar reformas que privilegiam a classe empresarial em detrimento do povo, a parte mais vulnerável no processo”, pontuou Rocha, destacando a forma tendenciosa com que as informações têm chegado ao público.

 “Esse ataque à aposentadoria tem o objetivo que é garantir recursos para pagar os juros da dívida pública aos banqueiros, ou seja, recursos desviados de áreas como saúde e educação para o capital privado, para os banqueiros e latifundiários”, ressaltou  Lujan Miranda, integrante da Frente Estadual em Defesa da Previdência e do Núcleo Capixaba da Auditoria Cidadã da Dívida

Só em 2015, explicou Lujan, 42,43% do Orçamento Geral da União foi utilizado para o pagamento de juros e amortizações da Dívida Pública brasileira, ao invés de ser investido em políticas de saúde, educação, moradia e desenvolvimento

IMG 3360MP do Ensino Médio. O Ato foi finalizado na Secretaria Estadual de Educação (Sedu), na Praia do Suá, onde os manifestantes encontraram os portões fechados. Isso, no entanto, não inibiu os manifestantes que estenderam faixas nas grades do edifício. No local, além de criticar a PEC 241, o grupo protestou contra a Medida Provisória que modifica a estrutura do ensino médio no País e o projeto de lei conhecido como “Escola Sem Partido”.   

Em solidariedade à luta dos estudantes secundaristas, os manifestantes manifestaram repúdio à  repressão imposta ao movimento estudantil em unidades  ocupadas no Espírito Santo. “As escolas estão recebendo e-mail para que reprimam o movimento estudantil aqui no estado a pedido do Secretário IMG 3355de Educação Aroldo Correia Rocha. É por isso, que esse governo (Paulo Hartung) é favorável ao projeto Escola sem Partido e à contrarreforma do ensino médio “ criticou o dirigente sindical, Tadeu Cardoso, do Sindipublicos/ES.

Ao todo, são mais de mil escolas ocupadas em todo o Brasil. No Espírito Santo, são pelo menos seis escolas ocupadas: Escola Estadual Professor Agenor Roris, em Vila Velha; Escola Estadual Almirante Barroso, em Vitória; Polivalente Maria Penedo, em Cariacica; e Instituto Federal do Espírito Santo, unidades Cachoeiro de Itapemirim, São Mateus e Ibatiba.

Veja aqui fotos da atividade 

Fonte: Adufes

A marcha parou em frente à Rede Gazeta (afiliada à Rede Globo), onde os manifestantes gritaram “fora Temer” e denunciaram o desmonte da rede de seguridade social. “Não se pode dizer mentira o tempo todo. Há anos, sucessivos governos repetem a falácia de que o sistema é deficitário. Na verdade, querem é implementar reformas que privilegiam a classe empresarial em detrimento do povo, a parte mais vulnerável no processo”, pontuou Rocha.