Assembleia pauta atividades de paralisação e greve geral

A plenária será realizada nesta segunda-feira (07/11), às 15 horas, na sede da Adufes, em Goiabeiras. Professor/a, a luta é coletiva. Participe e ajude a construir estratégias de resistência!

A Adufes convoca a base para discutir nova rodada de Paralisações e a Greve Geral em defesa da Educação e Contra a PEC 241/16 (atual PEC 55). Neste dia, também serão avaliadas as propostas de alteração orçamentária, mobilização e apoio financeiro.

O presidente da Adufes, José Antônio da Rocha Pinto, destaca que é muito importante que todos ajudem a mobilizar seus centros e participem da Assembleia. “Estamos em um momento crítico, em que os serviços públicos e a sociedade estão próximos a sofrer danos irreversíveis por meio da PEC 241/16”, enfatiza.

De acordo com ele, os 20 anos de congelamento propostos pela medida irão desmontar e sucatear a Educação, Saúde e Seguridade Social, acabando com as condições do Estado de cumprir com seu papel constitucional. 

Ocupações estudantis. Estudantes secundaristas e universitários mantêm as ocupações nesta terça-feira (1°/11) no ES. Os estudantes continuam em protesto contra o Projeto de Emenda Constitucional (PEC) 241, aprovado em segundo turno pela Câmara Federal no dia 26. De acordo com os discentes, são cerca de 60 escolas estaduais, três Institutos Federais (IFs), e mais de sete centros da Ufes  que continuam ocupados.

Os estudantes também denunciam o projeto “Escola sem Partido”, a contrarreforma do ensino médio (MP 746/16), que ataca diretamente a qualidade da formação dos estudantes e o trabalho das professoras e professores. Na Ufes, os estudantes pautam ainda o arquivamento pela reitoria de 3 processos administrativos contra alunos, que participaram de uma ocupação em 2015.   

As ocupações, de acordo com Rocha, são formas legítimas de resistência e é preciso que outros setores também fortaleçam a luta. “Não tem sido fácil historicamente reunir a classe trabalhadora, mas diante dos ataques impostos pelo governo, a saída é o esforço coletivo como forma de barrar a aprovação da PEC e de outras medidas”, disse.

Serviço

Assembleia Geral da Adufes

Data: 7/11, segunda-feira

Local: sede do sindicato, campus de Goiabeiras.

Horário: 15 horas

Pauta: Informes, paralisação, greve geral, alteração orçamentária, mobilização e apoio financeiro

Fonte: Adufes