Caravana da Adufes vai para Brasília protestar contra a PEC 55

Amanhã, 29 de novembro, é dia do #Ocupa Brasília e de pressão contra a aprovação da PEC 55.

A Adufes disponibilizou dois ônibus para mais de 100 estudantes que saíram dos campi de Goiabeiras (Vitória) e de Alegre (Sul do ES) na manhã desta segunda-feira (28), para acompanhar a votação, marcada para amanhã (29). Os professores da Ufes, que estão em greve desde o último dia 16, também estarão na capital federal em um grande ato contra a PEC 55 (antiga PEC 241), que prevê a limitação dos gastos públicos com educação, saúde e assistência social por duas décadas. 

caravana 1 onibus interno 28 11O presidente da Adufes, José Antônio da Rocha Pinto, o Tesoureiro Leonardo Dutra, e as professoras Cenira Andrade de Oliveira e Sílvia Neves, do Comando Local de Greve (CLG) integram o grupo que vai pressionar os senadores para rejeitar a proposta de emenda constitucional. A expectativa é que nesta terça, dia de votação, milhares de professores, estudantes, entidades educacionais, movimentos sociais e trabalhadores de diversas categorias participem do ato público # Ocupa Brasília.

Os trabalhadores não vão pagar pela crise. “Essa PEC pode por fim às conquistas de anos de luta pela defesa dos nossos direitos. Ela vai afetar todas as categorias, da iniciativa privada e do funcionalismo público. Temos que pressionar os senadores e impedir o avanço desse retrocesso”, diz o presidente da Adufes, José Antônio da Rocha Pinto.

De acordo com Rocha, os trabalhadores não vão pagar pela crise. “Não podemos aceitar que tirem nossos direitos e nem que o pagamento dos juros a dívida pública ocorra em detrimento de cortes na educação, na saúde, e no sistema de seguridade social”, ressalta. 

caravana estudante 1gabriel freire 28 11Capital da Ocupação. O estudante Gabriel Freire, do curso de Letras, deixou o movimento de ocupação dos ICs da Ufes para integrar a Caravana a Brasília. “Vai ser um grande ato e espero que os parlamentares ouçam as vozes das ruas. Em conjunto com outros estudantes e trabalhadores brasileiros, vamos transformar Brasília na capital da Ocupação”, disse Gabriel.


Outro estudante a integrar a Caravana da Adufes é Carlos Augusto Ribeiro Fraga, do 5º período de Artes Plásticas. Para ele, a PEC 55,  a “Lei da Mordaça” e a MP 746/16 (que reformula o  Ensino Médio) são o assassinato do futuro e da esperança das novas gerações. “Temo pelo futuro da minha filha de quatro anos e do meu irmão de nove anos. A chamada PEC do fim do mundo vai congelar por 20 anos os gastos públicos primários e limitar investimentos em áreas estratégicas para o desenvolvimento social, como a previdência, a ciência, a saúde e a educação”, sinalizou.   

Fonte: Adufes