Sexta-feira, 11: docentes da Ufes participam de manifestação em defesa da Educação Pública

A concentração da marcha será às 12 horas na agência do INSS, na Avenida Beira-Mar, com destino à Praça de Jucutuquara, onde trabalhadores e estudantes irão se juntar para protestar contra os ataques aos direitos sociais. De lá, por volta de 14h30, todos seguirão para o Palácio Anchieta, Centro.

Reunida em Assembleia Geral nessa segunda-feira, 07/11, os professores da Ufes reafirmaram que vão fortalecer as atividades do Dia Nacional de Protestos, Mobilizações e Paralisações. Os manifestantes vão protestar contra a PEC 241 (atual 55) – que fixa os limites dos investimentos em educação para os próximos 20 anos- a MP do Ensino Médio, as reformas da Previdência e Trabalhista, a farsa do projeto “Escola sem Partido”, a Terceirização sem limites (PLC 30/2015), entre outras pautas.

“São muitos os ataques que a classe trabalhadora vem sofrendo. Por isso, a Adufes convoca a categoria docente para essa atividade que promete reunir, mais uma vez, milhares de pessoas no centro de Vitória”, diz o presidente da Adufes, José Antônio da Rocha Pinto, destacando a participação dos professores no ato do último dia 24/10. 

Rocha lembra que a retirada de direitos se acelera e a categoria precisa estar unida para os embates, principalmente após a aprovação em primeiro turno na Câmara dos Deputados da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 241, que congela gastos com saúde e educação.

A proposta já se encontra no Senado e deve ser votada nesta quarta-feira, 09, na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ). Se aprovada na CCJ, a previsão é de que a votação em plenário ocorra no dia 29/11 em primeiro turno e no dia 13/12, em segundo turno. Em cada uma dessas votações em plenário, a PEC precisa de votos de 3/5 dos senadores para ser aprovada.

Serviço

11 de novembro (sexta-feira): Dia Nacional de protestos, mobilizações e paralisações

Concentração
Horário: 12 horas
Local: Av. Beira-Mar
Percurso: Justiça Federal, Previdência Social e A Gazeta,
Praça de Jucutuquara, Centro de Vitóriaa (Ministério Público Federal e Palácio Anchieta)

Fonte: Adufes