Professores da Ufes avaliam greve em assembleia nesta quarta-feira (14)

A greve dos docentes foi aprovada em plenária no dia 11 de novembro, após um amplo debate e análise de conjuntura.

Por motivos administrativos, a Adufes realizará nesta quarta-feira, 14/12, duas plenárias. A primeira, às 9 horas, tendo como pauta a eleição dos delegados para o 36º Congresso do Andes-SN.  Já a assembleia para avaliação da greve da categoria será às 10 horas. As plenárias serão realizadas na sede do sindicato, em Goiaberias – Vitória.

O movimento grevista dos professores da Ufes teve início no dia 16 de novembro e, no último dia 24, se nacionalizou e já atinge 44 universidades brasileiras da base do Andes-SN. Os professores lutam contra a reforma do Ensino Médio, que nesta semana teve aprovada pelo Plenário da Câmara dos Deputados o texto principal da Medida Provisória (MP) 746/16, agora chamada de Projeto de Lei Convertido (PLV) 34/16; e a PEC 55, que congela os investimentos públicos em despesas primárias por vinte anos. A PEC já foi aprovada em primeiro turno, no Senado, e será votada, em segundo turno, no dia 13 de dezembro.

Segundo avaliação do Comando de Greve dos Docentes da Ufes, o momento é de fortalecer a resistência contra a PEC 55 e a presença dos docentes na assembleia é fundamental para a continuidade da luta contra os ataques do governo Temer.

36° Congresso do Andes-SN. Na plenária, os associados da Adufes poderão eleger os delegados e observadores que representarão os docentes da Ufes no 36º Congresso Nacional dos Docentes das Entidades de Ensino Superior (ANDES-SN). 

O 36º Congresso do Sindicato Nacional tem como tema: “Em defesa da educação pública e contra a agenda regressiva de retirada dos direitos dos trabalhadores e trabalhadoras”. O evento será em Cuiabá (MT), entre os dias 23 e 28 de janeiro de 2017.

Fonte: Adufes