Lançamento de Consulta Popular sobre reformas e Auditoria da Dívida é nesta terça-feira, 28, na Adufes

A Auditoria Cidadã da Dívida Capixaba lançará oficialmente nesta terça-feira (28), às 14 horas, Consulta Nacional sobre reformas e Auditória da Dívida. O referendo vai até 30 junho de 2017.

O lançamento da Campanha ocorrerá na Adufes, no campus de Goiabeiras, durante o debate sobre os ataques brutais aos direitos da classe trabalhadora, além da privatização de riquezas naturais e de serviços essenciais como saúde e educação.

A “Campanha por uma Consulta Nacional sobre Reformas e Auditoria da Dívida”, que teve início nacionalmente no dia 14 de março, pretende ouvir a população brasileira sobre as Reformas da Previdência e Trabalhista, as Privatizações e a necessidade da Auditoria da Dívida Pública.

A consulta será realizada através de quatro perguntas sobre esses temas, onde os trabalhadores poderão responder na página:  www.consultanacional2017.com.br ou por meio de votação em cédulas que serão disponibilizadas pelas centenas de entidades e movimentos sociais que construíram a Consulta Nacional e irão colaborar com a coleta de votos e divulgação, cujos nomes também estão divulgados no site.

Na Ufes, a Adufes montará várias cabines de votação que ficarão nos centros e departamentos dos campi de Goiabeiras e Maruípe (Vitória), do Centro Universitário Norte do ES (São Mateus) e dos Centros de Ciências Agrárias e Engenharias (CCAE) e de Ciências Exatas, Naturais e da Saúde (CCENS).

O Núcleo da Auditoria Cidadã Capixaba está recebendo o apoio da do Frente Estadual em Defesa da Previdência Social, dos Direitos Trabalhistas e Serviços Públicos, que agrega várias entidades e movimentos sociais, entre eles, a Adufes. As cédulas de votação estarão disponíveis na Sala de Comunicação do sindicato, das 9 às 12 horas e das 13 às 18 horas, de segunda a sexta-feira, durante todo o período da consulta que encerra em junho.

“Tais medidas estão sendo introduzidas na Constituição e na legislação, sem o debate e esclarecimentos reais à população, manipulando a opinião pública”, criticou o presidente da Adufes, José Antônio da Rocha Pinto. Ele acrescenta que as informações sobre a Previdência e a Reforma Trabalhista são distorcidas, por meio da grande imprensa, e o verdadeiro objetivo dessas mudanças é apenas favorecer ainda mais o setor financeiro.

Entenda a Campanha. A Auditoria Cidadã da Dívida é uma associação, sem fins lucrativos, que atua desde setembro de 2000 no intuito de realizar a auditoria da dívida pública brasileira e exigir transparência do orçamento fiscal.

Com as séries de Propostas de Emenda à Constituição (PEC’s e PLs) apresentadas antes mesmo do atual governo -, mas encaminhadas a toque de caixa por Temer desde 2016, como as Reformas da Previdência e Trabalhista, entre outros – que afetam a vida de todos os trabalhadores brasileiros, cresceu a necessidade de se instituir uma Consulta Popular Nacional na tentativa de barrar os retrocessos.

A Auditoria Cidadã entende também que todas essas reformas propostas estão interligadas ao funcionamento da dívida pública brasileira, que precisa passar por uma auditoria. Para tanto, a sociedade precisa ser ouvida. Nesse contexto, a Consulta Nacional vem para estabelecer uma opinião pública geral e entregar aos parlamentares um documento oficial com força popular.

Coleta. As coletas de assinaturas começaram em todo país tiveram início no início de março. O Referendo Popular irá até o final do mês de junho, ocasião em que a população poderá se posicionar sobre as reforma da Previdência, Trabalhista, Privatizações e Auditoria da Dívida Pública.

Para votar ou obter mais informações, acesse o site da Campanha: www.consultanacional2017.com.br

*Com Informações da Auditoria Cidadã da Dívida

Fonte: Adufes