Movimentos lançam “Fórum Capixaba de Lutas Sociais” contra a política de ajuste fiscal do governador

O fórum propõe a articulação de diversos movimentos sociais, sindicais e populares contra a política de austeridade em curso no Espírito Santo. A Adufes é uma das entidades que compõe o Fórum.

A criação do Fórum Capixaba de Lutas Sociais, que foi realizada na Adufes, ocorreu no campus de Goiabeiras, na Ufes, na última quarta-feira (16). O evento foi uma iniciativa do então Comitê Pró-Fórum Capixaba de Lutas Sociais e Contra Austeridade que se mobilizou a partir da paralisação da PM no ES. Durante 22 dias, mulheres e familiares de Policiais Militares bloquearam os acessos dos quartéis e batalhões, impedindo que a PM fosse para as ruas, o que possibilitou que a segurança pública entrasse em colapso. Essa, foi uma das consequências da política de ajuste fiscal do governador Paulo Hartung (PMDB).

O fórum foi criado contra a política de austeridade e os efeitos de uma gestão que supervaloriza executar o saneamento financeiro à custa do arrocho dos servidores e a extinção de políticas públicas e sociais. A reunião para elaboração coletiva da Carta de Princípios e Preposições do fórum ocorrerá no dia 7 de abril (sexta-feira), às 14 horas na sede da Adufes, em Vitória.

vdeo frum segurana

 


Na abertura da reunião foi exibido o vídeo Quanto vale uma vida? Crise de segurança e política de austeridades no ES, uma produção do Comitê Pró-Fórum Capixaba de Lutas Sociais e contra Austeridade. O vídeo de 20 minutos reúne relatos de docentes, lideranças sociais e populares e aponta que o caos na segurança é consequência da política do ajuste fiscal do governo.

As leituras sobre os fatos, segundo os organizadores do foto pblico forum de seguranacurta, também trazem reflexões de pessoas envolvidas no processo de resistência e comprometidas com a defesa da vida. “São leituras no calor da hora, gravadas em meio aos acontecimentos, que buscam ressaltar a importância de testemunhar cerca de 200 mortes (dados da Secretaria de Segurança Pública) e a luta contra a política de austeridade do governo de PH”, disse Janaína M. César, uma das produtoras do vídeo.

Rocha forum seguranaPara o presidente da Adufes, José Antônio da Rocha Pinto, o que se passa no ES é efeito do que se estende pelo país com o neoliberalismo: austeridade e crise. “Essa política trouxe efeitos sociais terríveis para a população mais empobrecida, sobretudo para mulheres, negros e moradores de periferia”, disse Rocha lembrando também que é tarefa do fórum mobilizar e resistir contra todas as investidas neoliberais antipovo do governo PH.

Fonte: Adufes