Vacinação contra febre amarela acontece no campus de Goiabeiras até segunda-feira, 3

Em Maruípe (Vitória), no Centro de Ciências da Saúde (CCS) –, a vacinação será realizada somente nesta sexta-feira (31), até as 16 horas, nas salas 8 e 9, no prédio do auditório Rosa Maria Paranhos. Já em Goiabeiras,  também em Vitória, ocorre no Centro de Educação Física e Desportos (CEFD), nas salas da Ala 1 e 2.

A vacinação contra febre amarela que ocorre na universidade é destinada a comunidade acadêmica e funcionários terceirizados da Ufes e, desta vez, também para toda população. Para vacinar é necessário apenas de um documento de identificação. 

O novo mutirão de vacinação na universidade foi iniciado nesta quinta-feira, 30, após a Ufes ter sido notificada de que as amostras de sangue de dois dos quatro macacos capturados vivos na mata do entorno do campus de Goiabeiras, deram resultado positivo para febre amarela. As amostras foram analisadas pela Fundação Oswaldo Cruz.

Monitoramento. A ação de captura e monitoramento dos saguis que habitam no entorno do campus teve início no dia 8 de março e foi desenvolvida pela equipe do Departamento de Ciências Biológicas da Ufes. O objetivo é monitorar a saúde dos animais, que atuam no meio ambiente como sentinelas, já que a morte desses indivíduos aponta para um possível problema.

Os saguis foram capturados em armadilhas colocadas na mata localizada atrás da Gráfica Universitária. Eles receberam um chip de identificação e um colar que informa o sexo do animal e o grupo ao qual pertence. A equipe também coletou sangue, fezes e mucosa dos animais, que foram encaminhados para análise clínica.

Vacinação contra febre amarela na Ufes

Campus de Goiabeiras

Centro de Educação Física e Desportos (CEFD)/Goiabeiras, nas salas da Ala 1 e 2

– Sexta-feira (31 de março): das 8 às 16 horas

– Segunda-feira (3 de abril): das 8 às 20 horas

Campus de Maruípe

Prédio do auditório Rosa Maria Paranhos

– Sexta-feira (31 de março): das 8 às 16 horas

*Com informações da Ufes e da Fundação Oswaldo Cruz

Fonte: Adufes