ANDES-SN convoca categoria para Greve Geral dia 28

Leia panfleto do ANDES-SN (Sindicato Nacional) que destaca as contrarreformas da Previdência e Trabalhista, bem como a lei das Terceirizações, aprovada no mês de março, e os impactos que esses ataques terão para os docentes, para as instituições de ensino públicas e para o serviço público.  O material informa que a contrarreforma da Previdência (PEC 287) vai barrar a aposentadoria dos/as docentes, ampliando o tempo de contribuição e intensificando as já precárias condições de trabalho, atingindo de forma brutal toda a categoria docente!

“A terceirização irrestrita, já aprovada e sancionada, atingirá os servidores públicos de maneira direta, e as Instituições de Ensino Superior Públicas serão um alvo preferencial, o que vai precarizar ainda mais as condições de trabalho e impedir a manutenção do caráter público da educação superior brasileira! A contrarreforma Trabalhista (PL6787/16) vai comprometer todas as garantias que conquistamos: férias, limitação da jornada de trabalho, 13°, etc. Vai impor uma perda de direitos que, combinada à terceirização, atingirá às trabalhadoras e trabalhadores, impedindo, inclusive, a continuidade de oferta de serviços sociais públicos e gratuitos.”, diz o material.

Sobre a construção da Greve Geral, o panfleto orienta a categoria a participar das assembleias locais, e a ajudar a organizar e divulgar as atividades do dia 28; conversar com os docentes nos departamentos, unidades, faculdades ou centros sobre os ataques que os trabalhadores estão sofrendo; organizar Comitês Locais nos espaços de trabalho, em seu bairro, para ajudar a esclarecer toda a população sobre as consequências graves das contrarreformas Trabalhista e da Previdência.

Além de participar do ato do dia 28 em suas cidades, os trabalhadores devem pressionar os parlamentares a se posicionarem e votarem contra a contrarreforma da Previdência; e também participar da Consulta Nacional sobre as contrarreformas e Auditoria da Dívida.

Segundo a presidente do ANDES-SN Eblin Farage, o intuito da greve geral no dia 28 é parar o Brasil, desde o período da manhã. “O objetivo é esse. Não ficar esperando para os atos no período da tarde, mas ser de fato um dia em que esse país pare para mostrarmos para o governo que nós não estamos dispostos a aceitar a retirada de direitos”.

A professora lembra que agora, mais do que nunca,  é hora de reagir tendo em vista novas denúncias envolvendo tanto o governo e dezenas de parlamentares. “Temos que demonstrar nas ruas que esses governantes não têm nenhuma legitimidade para retirar direitos dos trabalhadores”, concluiu.

Confira aqui o panfleto da Greve Geral

Fonte: Adufes (com informações do ANDES-SN)