Jornal Fique por Dentro traz em destaque “Professores da Ufes aderem à greve geral ”

Em Vitória, no dia 30 de junho, as atividades irão começar cedo: haverá panfletagens, piquetes e atos públicos. Uma grande manifestação ocorrerá em frente à Assembleia Legislativa, às 14 horas.

Esta edição do jornal da Adufes aborda a aprovação da greve no dia 30 de junho, ocasião em que trabalhadores de todo o Brasil realizam a terceira paralisação de 24 horas – Greve Geral -, contra as reformas da Previdência e Trabalhista, em curso no Congresso Nacional, pela revogação da Lei das Terceirizações, e para exigir a saída do Michel Temer da presidência da República. Os/as docentes aprovaram a adesão ao movimento paredista convocada pelas centrais no dia 20, em assembleia geral da categoria.  

Na página 2, “Centro de Ciências da Saúde (CCS) sofre com insegurança”. Iluminação precária e guardas meramente patrimoniais levam à ocorrência de diversos crimes, como assaltos e roubos de veículos. Os alunos contam que a situação piorou nos últimos meses e os prédios mais afastados dentro do Centro são os mais inseguros. A categoria defende novo modelo de segurança que valorize a comunidade acadêmica, os usuários do Hospital Universitário e a vizinhança.

A página 3, “Novos cortes do governo ameaçam funcionamento da Ufes”. O pacote de ataques que vem sendo levado a cabo por Temer, com o apoio do Legislativo e Judiciário, tem como um dos principais objetivos o desmonte dos direitos sociais e dos serviços públicos. Na Ufes, os investimentos previstos para 2017 eram de R$ 50 milhões, mas o governo limitou em 29 milhões, ou seja: uma redução de 40%. A comunidade acadêmica amarga prejuízos e mais precarização.

Na página 4, última do jornal, “Corte de verbas nos campi do interior limita limpeza, transporte e aulas de campo”. Com dinheiro a menos no caixa, o jeito encontrado pela administração foi apertar o cinto do lado mais fraco, lançando mão de expedientes que vão da redução se Bolsas à demissão de terceirizados.

Veja ainda nesta edição: Por que a alteração do Regimento Interno da Adufes é importante?; Estudantes denunciam falta de transparência nos cortes de verbas;

Leia aqui o jornal Fique por Dentro

Professor/a, envie sugestões para o email comunicacao@adufes.org.br

Fonte: Adufes