II Etapa do Curso de Formação Política e Sindical abordará questão indígena

Nos dias 18 e 19 de agosto, a cidade de Dourados (MS) receberá a segunda etapa, de uma série de quatro, da edição de 2017 do Curso Nacional de Formação Política e Sindical do ANDES-SN, que tem como eixo central: “Movimentos Sociais: exploração, opressão e revolução”. O segundo encontro, cuja temática é “Indígenas, opressão pelo viés de classe na perspectiva revolucionária”, terá atividades na sede da Associação dos Docentes da UFGD (Adufdourados – Seção Sindical do ANDES-SN, na Faculdade de Direito da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) e também saídas de campo, com visita à Reserva Jaguapirú e à escola da Aldeia Panambizinho. Confira a programação completa.

O curso atende à resolução do 36° Congresso do Sindicato Nacional, ocorrido em janeiro deste ano em Cuiabá (MT), e está sendo organizado pelo Grupo de Trabalho de Política de Formação Sindical (GTPFS) do Sindicato Nacional em parceria com a Adufdourados – SSind. As inscrições poderão ser feitas até o dia 10 de agosto.
 
Entre os objetivos dessa segunda etapa está o de compreender o processo de colonização ao qual os povos indígenas têm sido submetidos no Brasil; analisar os mecanismos de opressão e exploração aos quais os povos indígenas têm sido submetidos pelo Estado brasileiro e pelo agronegócio; compreender a natureza os direitos indígenas no ordenamento jurídico nacional; e, ainda, refletir sobre o papel do movimento sindical na construção de mecanismos para a libertação dos povos indígenas por meio de um caminho de luta revolucionária.
 
Para que os docentes possam aprofundar os debates, foi recomendada a leitura prévia do volume 2 do relatório da Comissão Nacional da Verdade, da tese de doutorado de Thiago Cavalcante “Colonialismo, Território e Territorialidade: a luta pela terra dos Guarani e Kaiowa em Mato Grosso do Sul”, do livro “’Terra indígena’: aspectos históricos da construção e aplicação de um conceito jurídico”, do mesmo autor, do relatório do Cimi “Violência contra os povos indígena no Brasil. Dados de 2015”, e do relatório da Plataforma de Direitos Humanos Dhesca Brasil “Violações de direitos humanos dos indígenas no Estado de Mato Grosso do Sul”.  
 
Inscrições

O Sindicato Nacional disponibilizou 50 vagas para as seções sindicais do ANDES-SN, que terão até às 14h, do dia 10 de agosto para indicar os docentes interessados em participar do encontro, através do e-mail secretaria@andes.org.br, com o nome completo, e-mail e telefone de contato do indicado. É necessário colocar no assunto do e-mail “Curso Nacional de Formação Política e Sindical do ANDES-SN”. 

Cada seção sindical terá direito a uma indicação, e o preenchimento das vagas será definido a partir da ordem cronológica dos pedidos. As que desejarem enviar mais de um participante deverão informar tal demanda no pedido de inscrição do seu representante. A confirmação das inscrições dos demais representantes de uma mesma seção sindical dependerá da existência de vagas remanescentes.
 
Serviço 
II Etapa do Curso de Formação Política e Sindical
Tema: “Indígenas, opressão pelo viés de classe na perspectiva revolucionária”
Data: 18 e 19 de agosto
Local: Dourados (MS)

Saiba Mais 
ANDES-SN realiza o 1º encontro do Curso de Formação Política e Sindical em 2017
 
Curso Nacional de Formação Política e Sindical do ANDES-SN termina após 4 etapas

 

Fonte: ANDES-SN