V Seminário Unificado de Imprensa Sindical acontece nos dias 14 e 15 de setembro

Após o evento, será realizado também o III Encontro Nacional de Jornalistas Sindicais

Nos dias 14 e 15 de setembro, será realizado em Brasília (DF) o V Seminário Unificado de Imprensa Sindical, que tem como público-alvo dirigentes sindicais, profissionais da imprensa, estudantes e os demais interessados em fazer a disputa de hegemonia via comunicação sindical. No dia seguinte (16), ocorrerá o III Encontro Nacional de Jornalistas Sindicais.

Sob o tema “Desafios da comunicação sindical na luta contra as reformas e os ataques à classe trabalhadora”, o Seminário é organizado por entidades que compõem o Fórum Unificado de Comunicação. A iniciativa que, neste ano, conta com a parceria do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Distrito Federal (SJPDF), surgiu em 2013, a partir de entidades que organizavam o Fórum em Santa Catarina. As inscrições para o evento podem ser feitas pela internet – aqui.

O ANDES-SN, através da Circular n° 272/17, convidou as seções sindicais, dirigentes sindicais e profissionais de comunicação a participarem do evento que, desde sua primeira edição, conta com representantes de diversos estados brasileiros e palestrantes de referência nacional, proporcionando, além do debate, ações importantes acerca do assunto.

De acordo com Giovanni Frizzo, 2° secretário-geral do ANDES-SN e encarregado de Imprensa do Sindicato Nacional, o seminário será uma grande oportunidade para reunir profissionais de comunicação e dirigentes para debater os rumos da imprensa sindical no país, diante dos profundos ataques aos direitos dos trabalhadores e a intensificação da criminalização dos movimentos sindicais e sociais. “A imprensa sindical tem um papel fundamental na disputa contra hegemônica e na divulgação das pautas de interesse da classe trabalhadora. Ampliarmos o debate sobre a conjuntura, como enfrentá-la e a importância do papel do jornalista sindical nesse embate são fundamentais neste momento, pois só com equipes de comunicação sindical fortes e consolidadas conseguiremos romper a barreira da imprensa tradicional e levar, inclusive para a nossa base, informação de qualidade e relevância”, afirma o docente, que ressalta a importância das seções sindicais enviarem diretores e jornalistas ao seminário.

Programação

O V Seminário Unificado de Imprensa Sindical abordará as reformas Trabalhista e Previdenciária, a dívida pública brasileira, a comunicação sindical nos meios digitais, a criminalização dos movimentos sociais, os direitos dos jornalistas sindicais, entre outros assuntos. Entre os palestrantes confirmados está Plínio de Arruda Sampaio Júnior, professor do Instituto de Economia da Universidade de Campinas (Unicamp) e Marcelo Badaró, professor de História do Brasil da Universidade Federal Fluminense (UFF), ambos participam da mesa de abertura “As reformas e os desafios à classe trabalhadora”. Para falar sobre criminalização dos movimentos sociais, entre outros nomes, foi convidado o diretor do Instituto Federal Catarinense de Abelardo Luz (SC), Ricardo Velho, vítima de perseguição política no instituto catarinense

Mais informações sobre a inscrição, programação e palestrantes do V Seminário no blog


Programação do V Seminário Unificado de Imprensa Sindical

Dia 14

08h00 – Credenciamento

09h00 – Saudação da Organização

09h15 – Mesa de abertura: As reformas e os desafios à classe trabalhadora

12h – Almoço

13h30 – A Conjuntura e a organização dos movimentos sindicais

15h50 – Intervalo

16h – Imprensa sindical e alternativa X Imprensa hegemônica: a disputa de narrativa nas reformas

18h – Coffee Break

18h30 – Comunicação sindical nos meios digitais – As redes sociais: desafios e estratégias

20h30 – Lançamento do livro “Crônica de uma Crise Anunciada – Crítica à economia política de Lula e Dilma”, de Plínio de Arruda Sampaio Jr.

Dia 15

09h – O falso déficit da Previdência Social e a Dívida Pública

10h45 – Intervalo

11h – O recorte de Gênero e Raça das reformas e a imprensa sindical

13h00 – Almoço

14h30 – Criminalização dos movimentos sociais – A violência do Estado através da polícia

16h30 – Coffee Break

17h – O papel do jornalista sindical na luta da classe trabalhadora

19h00 – Plenária Final

III Encontro Nacional de Jornalistas Sindicais

Dia 16

09h – A reforma trabalhista e os direitos dos jornalistas sindicais

10h30 – Segurança dos jornalistas sindicais nas manifestações

12h30 – Almoço

13h30 – Interação entre jornalistas

16h – Troca de Experiências – Apresentação de publicações sindical

17h – Encaminhamentos

Fonte: ANDES-SN