8 de Março: mulheres capixabas realizam marcha contra as reformas e pelo fim da violência

A concentração será a partir das 13 horas, na Pracinha de Jucutuquara, em Vitória. De lá, as mulheres seguirão em caminhada até o Palácio Anchieta/Centro.

Você sabia que as consequências da Reforma Trabalhista são mais perversas para as mulheres? Sabia que elas são maioria nos postos de trabalho mais precários? Que só em 2017 mais de 120 mulheres foram assassinadas no ES? Essas são algu mas das denúncias que serão feitas pela marcha à população capixaba.

“Mulheres em luto na luta” é o tema do 8 de Março deste ano que unifica a pauta de mulheres do campo, da cidade, quilombolas, ribeirinhas e das florestas do estado. Com músicas, cartazes e performances, as manifestantes vão lembrar o feminicídio, sobretudo, de mulheres negras, e exigir ainda a revogação da Reforma Trabalhista que flexibiliza salários, aumenta a jornada e retrocede em direitos conquistados na CLT.

Reforma da previdência. Mesmo com a retirada da proposta da Reforma da Previdência da pauta, as mulheres entendem que é preciso garantir o arquivamento da PEC 287/16. Elas são as mais prejudicadas com as reformas, inclusive a Trabalhista (2017), que aprofundam a crueldade com as mulheres.

Legalização do aborto. As capixabas também lutam contra PEC 181/2011, que proíbe o aborto em todos os casos, inclusive os já previstos pela legislação brasileira, como o estupro ou gravidez que gere risco de morte para a mãe. 

Ao final do evento, será protocolado carta-manifesto junto ao governo contendo as reivindicações das mulheres capixabas. A marcha é uma realização do Fórum de Mulheres do ES e de  entidades sindicais, populares e mulheres independentes.

Divulgação. Durante todo mês de março serão desenvolvidas várias atividades que podem ser acompanhadas pelas redes sociais. Ajude a divulgar o 8 de Março acessando o instagram, o facebook e o site. Confira, compartilhe, marque os amigos/as!

Mulheres em luto na luta!

Serviço

8 de Março – Mulheres em luto na luta

Data: 8/03/2018 (quinta-feira)

Horário: a partir das 13 horas

Local (concentração): Pracinha de Jucutuquara, Vitória

Fonte: Organização do 8 de Março 2018