Greve dos professores de Vitória chega ao terceiro dia com grande adesão

Docentes pedem reajuste de salário com base na inflação e cumprimento do plano do plano de carreira. 

A decisão pela greve foi tomada por 700 docentes em assembleia (26). Cerca de 70% das escolas da rede já aderiram ao movimento paredista. Durante a paralisação, os/as professores/as pretendem criar um canal efetivo de negociação com o prefeito Luciano Rezende (PPS). Uma nova plenária do Sindicato dos/as Trabalhadores/as em Educação Pública do ES (Sindiupes) está programada para a próxima semana.

Os/as servidores pedem melhores condições de trabalho, cumprimento do plano de carreira, aumento e repasse das verbas para as escolas e liberação remunerada para docentes que estão realizando mestrado e/ou doutorado. Os/as educadores/as, que estão sem reajuste salarial há quatro anos, reivindicam ainda correção salárial que reponha as perdas inflacionárias.

Para o professor Daniel Barboza, diante do descaso da prefeitura de Vitória com os/as professores/as e com a educação a alternativa foi paralisar as atividades. “Estamos tentando negociar há anos e a nossa pauta não foi atendida”, disse. Segundo ele, caso as reivindicações não sejam atendidas, as/os trabalhadores/as permanecerão em greve.

Mobilização. O comando local, representação legítima da base, está visitando as escolas da rede municipal de Vitória, para mobilizar ainda mais a categoria.  Foi aprovado um calendário que envolve várias atividades, como protestos e reuniões com os/as mães/pais das/os alunos/as. Daniel lembrou que os/as professores/as têm mostrado disposição para a luta. 

Agenda

Quinta-feira (29): Ato em Jardim Camburi (fechamento da Avenida Norte Sul), às 8 horas

Fonte: Adufes