Adufes assina manifesto contra a mercantilização da educação pública no ES

O documento que já conta com mais de 80 apoiadores estaduais e interestaduais pode ganhar novas assinaturas. Acesse aqui e assine o manifesto

Diversos movimentos sociais, coletivos, grupos de pesquisas e sindicatos de trabalhadores ligados à área da educação – entre eles a Adufes – assinaram o “Manifesto dos Capixabas à Sociedade Brasileira contra a Mercantilização da Educação”. Os signatários continuarão coletando assinaturas contra as políticas de desmonte da educação pública no ES. 

O grupo ressalta que “desde 2015, a política educacional no Espírito Santo vem se constituindo a partir de gestão centralizadora, autoritária e de ações articuladas com a iniciativa privada, ampliando as parcerias público-privadas, contribuindo para a implementação da privatização do ensino público, para a precarização do trabalho docente e, principalmente, para a perda da autonomia dos professores”.

As entidades denunciam que houve redução dos investimentos na educação com fechamento de escolas públicas e de turmas, deixando mais de 60.000 crianças e jovens fora da escola. Entre as principais críticas no manifesto, estão as consequências diretas da implementação do “modelo de gestão adotado no Espírito Santo, que tem imposto autoritarismo didático e de conteúdos às escolas por meio de programas (…) que desconsideram saberes e fazeres dos professores/as e trabalhadores/as da educação”.

Leia  aqui o manifesto

Fonte: Adufes