Hoje (21): “Justiça e Democracia” debate presença da PM na Ufes

O evento desta sexta será na sede da Adufes/campus de Goiabeiras, às 18 horas e terá como palestrante o professor da UERJ e juiz João Batista Damasceno. Após a atividade, haverá happy hour do Sindicato.

Mais uma vez os capixabas estão diante de uma prática autoritária e repressiva, desta vez vinda de dentro da Universidade Federal do Espírito Santo. Sem ampla discussão com a comunidade acadêmica e a sociedade em geral, a Reitoria da Ufes assinou o convênio com a Secretaria Estadual de Segurança Pública (Sesp) para atuar com PMs aposentados nos campi. 

“O governo do Estado, que comanda a Sesp, repetidamente revela-se austero e inflexível com a população pobre, especialmente negra, que tem sido sujeitada a práticas repressivas e violentas. Elas se expressam tanto no extermínio, particularmente de jovens negros, quanto na ausência do Estado na formulação de políticas que garantam educação, lazer, saúde, emprego, enfim, as condições necessárias à vida digna. O convênio da Ufes com essa pasta nos revela uma identidade com essas práticas e concepções”, diz a professora Ana Carolina Galvão, do Departamento de Teorias do Ensino e Práticas Educacionais (Dtepe), uma das organizadoras do evento.

Com o objetivo de discutir esse contexto a Adufes, juntamente com o Conselho Estadual de Direitos Humanos (CEDH), o Círculo Palmarino, os Cursinhos Afirmação e o Fórum Capixaba de Lutas Sociais, promovem a primeira atividade de uma série eventos sobre as principais implicações do convênio que permite a entrada da PM na Ufes. O contrato, no valor superior a R$ 4 milhões, foi assinado à revelia da comunidade e dos Conselhos Superiores. Salários e equipamentos a serem utilizados pelos 120 PMs serão custeados pela Ufes.

Palestrante. O debate desta sexta-feira terá como palestrante o doutor em Ciência Política e juiz de Direito João Batista Damasceno. Professor da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Damasceno é defensor da justiça, dos direitos humanos e da democracia. Ele integra ainda a Associação dos Juízes para a Democracia/AJD, da qual já foi coordenador.

Acompanhe as atividades no site e redes sociais da Adufes e na página do evento https://www.facebook.com/events/236930740322034/

Serviço

Debate: “Justiça e Democracia” debate presença da PM na Ufes

Data: 21/09

Horário: 18 horas

Local: sede da Adufes – campus de Goiabeiras

Fonte: Adufes